quarta-feira, junho 18, 2008

Paris - Segundo dia (2) - Louvre

Entao, continuando o post anterior, a praça de alimentação (Galeria do Louvre) vale a pena, pois a comida é bastante variada (preços e gostos). Depois de estômagos forrados e baterias recarregadas de energia para começar a maratona no museu.


Rebellious

Resolvemos visitar a ala Denon, é uma das alas mais famosas do Louvre onde: Mona Lisa, Vitória de Samotrácia , A Venus de Milo e Escravo Rebellious. A secção de esculturas está lindíssima. Porém deve-se deixar aqui também que Pergamon Museu (Berlin) possui maior número de esculturas.
A Vitória de Samotrácia é a Deusa Atena, deusa grega da sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa. Ela foi encontrada em 1863 nas ruinas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia, na ilha de Samotrácia.
A Vênus de Milo é uma famosa estátua grega. Ela representa a deusa grega Afrodite, do amor sexual e beleza física.

Outra ala que me impressionou foi a pintura francesa, em especial "A Consagração do Imperador Napoleão", óleo sobre tela de grandes proporções pintada por Louis David sob encomenda imperial com a finalidade de mostrar a importância política e simbólica do ato. Bem e na secção de pintura italiana, a famosa Gioconda procurada e rodeada por centenas de turistas todos os dias.
Já haviam me avisado que a digníssima Monalisa decepciona, mas mesmo assim só conferindo com os próprios olhos, e é verdade o quadro é pequeno, está numa super protegido e ainda dizem que é uma imitação.
E aqui um video da área mais movimentada do Louvre.

Etiquetas: , , , ,

Paris - Segundo dia (1)

Começamos o dia indo para Montmartre onde subimos as escadarias e visitamos a Basilique du Sacré-Cœur, depois passeamos pelas redondezas da basílica onde encontram-se muitos pintores, lojas para turistas e alguns restaurantes com aquelas fachadas típicas que se espera de Paris.


Tomamos o metro e seguimos até o Louvre, antes de passarmos horas no museu almoçamos na galeria do Louvre.

Etiquetas: , , ,

terça-feira, junho 17, 2008

Paris - Primeiro Dia (3)

Subimos e atravessamos a ponte, esta ponte também foi construída para exposição Mundial de 1900, na altura da construção um dos requisitos impostos aos arquitetos foi de que a ponte deveria ser baixa para que quem estivesse do lado da Champs Elysées ao atravessá-la sentido Hotel dês Invalides não atrapalhasse a vista. E na verdade, a vista que se tem da ponte para o Hotel des Invalides é muito bonita, fizeram um trabalho bem feito.


Então, mais uma caminhada do Hotel des Invalides até a Torre Eifel, também construída para a Exposição Mundial de 1900. Entretanto, tivemos que fazer outra parada para evitar a chuva. Depois da parada estratégica a corridinha até a torre, para subir até o alto, número 3, preco = 12 euros. Talvez devido a chuva a fila estava bem pequena para comprar o bilhete. Na verdade queríamos subi-la para ver o pôr-do-sol, eram quase 19 horas e estivemos por lá até depois das 20h e nada do sol se por, enfim ficou para uma próxima vez. Para quem ainda não subiu na torre, aqui vai uma dica, ao chegar na segunda estação, onde troca-se de elevador para chegar a terceira estação, há uma fila bem grandinha e tem 4 elevadores para aquele povo todo. Resultado o elevador chega e enquanto o pessoal que estava dentro do elevador sai de uma lado, a galera que quer subir entra do outro, se vc for o primeiro a entrar no elevador tome cuidado para não sair com os outros que estão a chegar, pois o elevador não é nada grande... e olhe que isso pode acontecer... mais eu não posso comentar...

E depois deste dia em Paris com muitos quilômetros caminhados, cansados mas felizes fomos para o hotel, ainda conseguimos comprar algo no super e fizemos um lanchinho manero no quarto do apart-hotel.

Etiquetas: , , ,

Paris - Primeiro Dia (2)

Saindo da ópera caminhos até os Jardins do Louvre atravessando a Place do Vendôme, nesta praça encontra-se a Coluna Vendôme de 44 metros de altura construída para comemorar a vitória da Batalha de Austerliz, o metal utilizado na construção da coluna é proveniente das armas recolhidas em batalhas de Napoleão. Também nesta praça fica o famoso Hotel Ritz onde foram registradas as últimas imagens da lady Diana e se não falha a memória é no Ritz que o Dr. Robert Langdon (The Da Vinci Code) está hospedado no início do livro. Bem, deixando de lado a parte das celebridades, seguimos em direção aos Jardins do Louvre.


Caminhamos as margens do Sena apreciando a vista da Pont Alexandre III e da Torre Eifel e protegidos do som da avenida cheia de carros.

Ao chegar a ponte, ela também nos serviu de proteção, pois começou a chover forte, aguardamos embaixo da ponte e o Marco tirou umas fotos bem bonitas.

Etiquetas: , , ,

Paris - Primeiro Dia (1)

Chegamos ao hotel deixamos o carro e as malas e lá fomos nós para o centro de Paris. Primeira parada foi o Arco do Triunfo e logo em seguida o Quick, pois eram 12 horas e ainda não havíamos comido nada. Seguimos pela Champs Elyseés onde encontramos o prédio onde viveu Santos Dumont, o pai da aviação, e curtimos o vai e vem das pessoas numa das avenidas mais famosas do mundo.

Passamos por vários pontos turísticos, Grand Palais, Petit Palais (exclusivamente construídos para a Exposição Mundial em 1900), Place de La Concorde, obelisco até chegar a Ópera.

Petit Palais

Obelisco

Place de la Concorde

Na ópera de Paris foi a nossa primeira parada, a entrada custa 8 euros, vale a pena, porém é bom saber se algum show está a ser preparado, o que foi o nosso caso, assim sendo não pudemos visitar a sala de apresentações, não vimos o principal, mas eles devolveram-nos as entradas dizendo que poderíamos passar outro dia por lá e apresentar os mesmos ingressos. Esperamos que não faltem oportunidades de lá retornar e visitar a ópera novamente.

Etiquetas: , , , , , , ,

segunda-feira, junho 16, 2008

Paris - Roteiro Característico

A cidade luz possui tantas atracoes que é até difícil de descrever. Não foi sem motivos que até o grande vilão do século XX ao desfilar pela capital vencida, fez um percurso que hoje é feito por milhares de turistas, e como resultado disse que não bombardearia Paris, pois queria mostrar ao mundo que a sua capital seria mais bela que Paris. Se até o Hitler caiu aos pés da cidade, imagine pessoas com amor no coracao.


Não fomos a Paris como marinheiros de primeira viagem, mas mesmo assim ainda não tínhamos entrado no Louvre (o Marco já, mas ele tinha uns 12 anos na ocasião), nem havíamos subido a torre, então assim alguns destinos vocês já devem imaginar.

Etiquetas:

Paris -Hotel

Sempre que se pensa em viajar para Paris a pergunta que se segue é Hotel? Albergue? Hostel? Pois então, o Marco lá fez umas boas pesquisas na internet e encontrou a rede Citea, é um apart-hotel, como vocês podem ver no link, o quarto para até quatro pessoas tem uma pequena cozinha, amplo e bastante limpo (quarto fica por ~ 85,00 euros). E o detalhe podes deixar o carro no estacionamento, protegido contra incêndios, e apanhas o metro a apenas 8 minutos de caminhada, em ~ 30 minutos estás no Arco do Triunfo e começas o teu passeio.

Etiquetas: , , ,

Rouen - Capital da Alta Normandia/França

Rouen é a capital da Alta Normandia. Na verdade o que chamou nossa atenção para visitar esta cidade foram as três estrelas dadas pelo Guia Michelin. Para quem não conhece o Guia Michelin, três estrelas são conferidas as cidades que merecem ser visitadas, é a nota máxima. Procurando informações na internet encontramos que Joan D’Arc foi condenada e queimada em Rouen e aqui a comprovacao.
A cidade foi muito próspera durante a idade média e deste período algumas casas ainda se encontram em bom estado. A catedral gótica é uma construção gigantesca que entre 1876 e 1880 foi considerado o edifício mais alto do mundo. Infelizmente chegamos ao centro da cidade depois das 18h e já não tivemos a oportunidade de visitar a catedral por dentro.
Nós esperávamos mais da cidade, ficamos um pouco decepcionados devido as expectativas uriundas da descrição dada pelo Guia Michelin . O Guia dá enfase as belas casas de Rouen. Cremos que a pequena decepção com as casas ocorreu por termos a comparação com Celle (Alemanha), porém temos que ser justos Celle possui um belo castelo e o centro histórico inteiro com casas enxaimel (material entrelaçado de uma parede feita de caibros) em belíssimo estado, mas a Catedral de Rouen é única. Ou seja, em nossa opinião a Rua do Relógio (única rua com casas enxaimel bem conservadas), o palácio da justiça recentemente reconstruído e a gigantesca catedral gótica são os pontos altos de Rouen. Já, as três estrelas dadas pelo Guia Michelin, acreditamos deve-se muito mais a Catedral do que as casas enxaimel.

sexta-feira, junho 13, 2008

Calais - França

Depois de comer batatas belgas já tínhamos permissao para deixar a Bélgica. Seguimos viagem rumo a Calais. Como nao deu para incluir a Inglaterra no passeio, resolvemos ir ao ponto europeu mais próximo da Inglaterra, apenas 34 km.


Größere Kartenansicht

Bem, mas no Guia dizia que em dias bem abertos é possível ver a Inglaterra, o dia nao estava tao aberto, mas pisamos na praia francesa.

domingo, junho 08, 2008

Símbolo Belga

A B A T A T A!!! É rainha por estes lados. Os belgas dao uma fritadela nas batatas e quando o cliente faz o pedido lá vao as batatas para uma segunda fritura. Nao sabemos bem ao certo, mas parece que a primeira vez que vao a fritar é num óleo ou mistura de óleos, já a segunda é em banha. Bem, se alguém souber nos escreva. O detalhe é quantidade de molhos para acompanhar, vais a uma destas lojas e deparas-te com uma lista interminável, para marinheiros de primeiras batatas belgas é uma missao bem difícil escolher o molho ideal.


Entao, na Bélgica deve-se comer mexilhoes, batatas fritas, chocolate, wafel com chocolate e nao esquecer da cerveja. Esses belgas nao sao fracos.

Brugge, Bruges - Bélgica

Estávamos a caminho da Franca vindos de Bruxelas, e pensamos nao podemos deixar de mostrar para a Alzete, Bruges que é considerada como a Veneza do Norte. E para quem está a pensar em fazer turismo no Norte Europeu, tentem colocar Bruges na lista, vale a pena, vejam as fotos do nosso passeio de barco pelos canais da cidade.




A Grand Place de Brugges é muito bonita.

Etiquetas: , , ,