sexta-feira, agosto 13, 2010

Hebamme

Mais detalhes sobre gravidez na Aelamanha.

Durante o pré-natal tem-se a opção de intercalar as consultas entre ginecologista e hebamme. Hebamme a tradução para português é parteira. O plano de saúde do estado cobre as consultas, o curso de preparação para o parto (que é organizado por uma hebamme) para a futura mãe e acompanhamento caseiro durante o período chamado Wochenbett (Wochenbett: quarentena ou resguardo, nomes populares para designar o puerpério, etapa da vida da mãe que começa depois do nascimento do bebê).

Existe também a possibilidade de se reservar uma parteira para si para acompanhamento completo durante o parto, neste caso deve-se pagar uma taxa diretamente para a parteira. Assim que começa o trabalho de parto telefona-se para a parteira e esta fica ao lado da gestante o tempo inteiro até o nascimento do bebê.

Escolhi a Frau P., parteira que vem duas vezes por mês no consultório da minha ginecologista, tivemos uma conversa, ela explicou muitas coisas, tive uma boa impressão e assim passei a fazer alguns controles com ela e ela vai acompanhar o meu resguardo. Durante as visitas que ela fará cá em casa, além de cuidar de mim, ela também faz controles básicos para o acompanhamento do desenvolvimento do bebê, ensina a dar banho, pesa o bebê, dá conselhos, enfim ajuda na harmonização da nova etapa familiar.

Nós não optamos por ter uma parteira disponível para o parto, a própria Frau P. aconselhou-me que as vezes pode ser desgastante para a gestante e para a parteira, pois alguns casos o trabalho de parto dura muitas horas e o cansaço bate nos dois lados gestante e parteira. Na maternidade a cada 6 horas há a mudança de turno, assim uma nova parteira passa a acompanhar a gestante, esta nova energia em muitos casos ajuda na hora do parto. Por outro lado ela também comentou que, caso o casal seja muito tímido, ter alguém por perto que o casal já conhece pode ser positivo. Cada um deve perceber o que é melhor para a sua situação.

Etiquetas: