segunda-feira, agosto 09, 2010

Maratona de exames de sangue - Plaquetas abaixo do limite

Em resumo com as temperaturas altas e as viagens diárias para o trabalho meus pés estavam sempre inchados, assim na consulta do dia 07 de julho fiz meu segundo teste de diabetes gestacional + CTG e o retorno marcado para o dia 09/07 para outro CTG para acompanhar os batimentos cardíacos na nossa bebê. Na sexta-feira depois do CTG, a médica disse que estava tudo bem com os exames feitos, tiróide, diabetes e CTG. Assim, mostrei-lhe meus pés e minha médica, imediatamente me submeteu a mais um exame de sangue um tal Gestose. E assim começa a maratona de exames de sangue, pois quando retornei na semana seguinte para o controle, a médica verificou que o valor de plaquetas estava por volta de 130 sendo que os limites estão entre 140-160. Então, ela pediu que eu retornasse na sexta-feira para repetir o exame.
Vermelho=hemácias, Amarelo = leucócitos, Verde claro = Plaquetas (trombócitos)

Para entender a preocupacao da minha médica em relacao aos tais baixos valores de trombócitos tive que primeiro entender o que é a Gestose?


É na verdade um termo usado para uma série de doenças que estão associadas a gravidez ou algo pré-existente que é agravado durante gravidez. Durante muitos anos a doença era conhecida por Schwangerschaftsvergiftung, envenenamento sanguíneo pela gravidez. As doenças associadas com Gestose podem ocorrer no ínicio ou no final da gravidez. No início podendo ser Emesis gravidarum ou Hyperemesis gravidarum, já no final Pré-eclampsia (pressão alta na gravidez), Eclampsia (consiste em acessos repetidos de convulsões seguidas de um estado comatoso) ou síndrome HELLP (complicação obstétrica com risco de morte, sendo considerada por muitos uma variação da pré-eclâmpsia) assim como Pfropfgestose (quando hiper tensão ou doença renária e agravada e acompanhada por outros sintomas durante a gravidez.

Assim que algum ginecologista identifica qualquer sintoma, ele passa a tentar identificar outros sinais, pois trata-se de uma das doenças obstétricas mais perigosas.

HELLP é a abreviação dos três principais elementos da síndrome:

H - Hemólise, do inglês: Hemolytic anemia;
EL - Enzimas hepáticas elevadas, do inglês: Elevated Liver enzymes;
LP - Baixa contagem de plaquetas, do inglês: Low Platelet count;

Na consulta pré-natal o simples exame de urina, assim como a medição da pressão arterial podem alertar o médico.

Edemas – acúmulo de água
Hiper tensão
Proteína na urina

Havendo algum dos sinais citados acima, o médico costuma pedir o exame de sangue para verificar a quantidade de plaquetas (trombócitos) e valores referentes ao fígado. Estes valores associados a sintomas como dor de cabeça, vômitos, dores fortes na região acima da barriga, pressão alta devem ser levados a sério e tratados o mais rápido possível.
Depois de procurar as informacoes, endendi a preocupacao da minha médica e também mostra que o acompanhamento pré-natal, onde a simples avaliacao visual da gestante, acompanhamento da pressao sanguinea e exame de urina sao ferramentas muito imporatntes para uma gestacao sadia.

Etiquetas: