terça-feira, agosto 03, 2010

CTG: Cardiotocografia

Aqui na Alemanha a partir da semana gestacional 30, cada consulta pré-natal é precedida de 15 a 20 minutos na sala do CTG. Um equipamento que tem dois sensores, um deles mede os batimentos cardíacos do feto e o outro as contrações. Os sensores são colocados sobre a barriga e posicionados com o auxílio de uma faixa elástica.

A primeira vez que fomos a sala do CTG estava um dia bastante quente (a clínica não tem ar condicionado), eu me sentia bastante agoniada, assim que coloquei a faixa elástica sobre a barriga nossa bebê imediatamente começou a se mexer, resultado ela dava chutes bem certeiros nos sensores. Então, podem imaginar como foi a leitura cardíaca, cada chute dava interferência na leitura e quase o tempo todo o coraçãozinho batia acima de 150 bpm e vários picos em 160 bpm.
Assim, que a Dra. viu o gráfico ficou preocupada, resultado mais exames:

*Diabetes gestacional
*Ultrasson com Doppler
* outro CTG no mesmo dia
*exame de sangue para verificar a tiróide.
Após recomendar todos estes exames,
ela pergunta: “o bebê se movimentou muito durante a medição?
“– O tempo todo.”
ela continua: “Hmm, então este pode ser o motivo da aceleração.”
Segundo a minha médica os batimentos cardíacos fetais devem estar entre 120-160 bpm. Quando fiz o outro CTG naquele mesmo dia, a bebê já estava mais calminha e como resultado saiu um gráfico de livro, como podem ver abaixo.
Esquerda: batimentos cardíacos Direita: linha reta TOCO medida das contracoes
Informações obtidas na Wikipédia:

Acelerações: são aumentos transitórios na freqüência cardíaca fetal de no mínimo 150 bpm. Podem estar associadas à atividade uterina ou à movimentação fetal. São sinais de bem estar fetal (reservas metabólicas). Diz-se que o feto é reativo quando há ao menos 1 pico de amplitude de 150 bpm e duração de no mínimo 15s em um traçado de 20 min.

Taquicardia: freqüência cardíaca fetal basal que persiste por mais de 10 minutos em níveis superiores à 160 bpm (taquicardia moderada) ou a 180 bpm (taquicardia acentuada). É um dos primeiros sinais de sofrimento fetal agudo, em especial se associada a outras alterações como a perda de oscilação ou a presença de desacelerações.

Assim, no dia seguinte 02 de julho de 2010, durante o primeiro tempo do jogo Brasil x Holanda valendo uma vaga para as semifinais do Mundial de Futebol da África do Sul, estávamos eu e Marco na sala de espera do Prof. Dr. Schlensker para o ultrasson com Doppler. Na sala do ultrasson havia um termômetro que marcava 32,4°C, difícil entender a razão de não haverem aparelhos de ar condicionado em consultórios médicos, aqui por estes lados. Mas, enfim, o ultrasson mostrou que a bebê está bem, recebendo o fluxo de sangue corretamente pelo cordão umbilical e a placenta está funcionado conforme esperado. Ficamos a saber que neste dia a bebê estava a medir 40 cm e a pesar 1900 gramas.

Etiquetas:

1 Comments:

At 05 agosto, 2010 18:23, Anonymous Anónimo said...

OIIII FUTUROS PAIS! ESTAMOS MTO FELIZES POR TD ESTAR CORRENDO DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL. ESTA PESSOINHA SERA RECEBIDA COM MTO AMOR POR TD FAMILIA. BJS DO IRMAAZINHO E DA CUNHADA!

 

Enviar um comentário

<< Home