sábado, agosto 28, 2010

Barcelona

Com o Bus Turístico fomos até a parada que dá acesso ao Tibidabo, pega-se um ônibus até a estação do funicular e de lá mais uns 7 min de funicular até chegar ao alto do monte. No alto tem-se uma igreja católica (Templo do Sagrat Cor), um parque de diversões e uma vista bonita de Barcelona. Para subir gasta-se por pessoa 6,60 €, 2,60 para o ônibus e 4 para o funicular (ida e volta).


Em seguida caminhamos pelo Paseig de Gracia, nesta avenida é fácil ficar encantado com a arquitetura dos edifícios e a cada detalhe nas sacadas ou mesmo os famosos faroles banco.
Esta avenida faz parte da Rota Modernista, e em Barcelona o modernismo marcou presenca, percebe-se que houve uma competição entre artistas-arquitetos com o objetivo de fazer a obra mais impressionante. Definitivamente, Antoni Gaudi se destacou em Barcelona foi , suas obras são aos meus olhos encantadoras.

La Pedrera, Casa Milá – quando se está parado em frente a La Pedrera, percebe-se o porquê do nome dado a casa. Gaudi iniciou a construção da Casa Milá em 1906 e terminou em 4 anos. O sistema de ventilação da casa é um dos destaques da visita, os soldados chaminés no telhado dão vida ao sistema de ventilação. E gracas a eles a família Milá em 1910 tinha a casa sempre fresquinha durante os veroes de quase 40°C de Barcelona.

Ainda na Paseig de Gracia, tem-se a Casa Batló também assinada por Gaudi, o telhado da casa Batló lembra as costas de um dragão, os detalhes as formas orgânicas estão por todos os lados.
Ao lado da Casa Batló está a Casa Amatller assinada por Josep Puig i Cadafalch l’any em 1898. Casa Lleo Morera, projeto de Domènech i Montaner, assim como a Casa Fuster.

Casa Amatller e Casa Batló Casa Lleo Morera

A Paseig de Gracia termina ou comeca na Praca da Catalunha, ponto de encontro para todas as comemoracoes em Barcelona.
Outra região da cidade que é bastante bonita é Montjuic, tem-se uma vista muito bonita do porto. O Estádio Olímpico, piscinas olímpicas, museus se encontram nesta região.

A famosa tocha que foi acessa pelo arqueiro em 1992


Para quem está pensando em viajar para Barcelona, a comida espanhola é muito boa e os precos variam muito. Nos restaurantes o menu do meio dia que é composto por entrada, prato principal, sobremessa e uma bebida mesmo num bairro turistico pode-se pagar entre 9-14 € por pessoa. Nós encontramos um restaurante numa rua paralela ao Paseig de Gracia, lindo, aconchegante e a comida bem gostosa. La Polpa nós recomendamos e se derem uma olhada nas opinioes do site do TripAdvisor verao que tem mais gente pensando como nós.

Já a noite o mesmo menu do meio dia custa o dobro, aí vale mesmo a pena ir a um bar de Tapas. As tapas espanholas sao uma delícia e o preco também é bom. Em Barcelona, o turista tem opcoes melhores do que fast-food para a mesma faixa de preco.


Outra marca de Barcelona sao as calcadas, por onde andas encontras estes desenhos nas calcadas.

Outra regiao super bonita e interessante é o Bairro Gótico... enfim Barcelona vale mesmo a pena.

Para nossas pequenas férias em Barcelona encontrei informacoes em vários blogs, porém destaco aqui:

Adriana Setti - Jornalista e autora do blog achados

Fatos & Fotos de Viagem - Excelentes dicas e relatos de viagem

Etiquetas: ,