domingo, outubro 25, 2009

Excursão para a Cidade da Praia

Partimos da Ilha do Sal num avião de 18 lugares, por enquanto o menor avião com o qual já viajamos.

A viagem durou cerca de um hora, a viagem foi bem tranquila apesar do som dos motores ser bastante alto.


E de repente surgiu a Ilha de Santiago através das janelinhas do aviao, e como podem ver na foto abaixo a Ilha estava bem mais verde que a Ilha do Sal. A Ilha de Santiago é a maior ilha de Cabo Verde com 75 km de norte-sul e 35 km de leste-oeste.

O Aeroporto Internacional da Praia foi remodelado/expandido em novembro de 2005, situado a apenas 3 km do centro da cidade, o aeroporto recebe vôos internacionais procedentes da Europa (Lisboa, Paris, Amsterdam, Munique), da América do Sul (Fortaleza, Brasil), da América do Norte (Boston) e do continente africano,assim como vôos domésticos.
No Aeroporto da Praia estava a nossa espera o grupo de guias turísticas locais, que lideraram a excursão, já a guia Tui-Alemanha fazia a tradução para o grupo e também acrescentava informações. Na verdade ficamos com a impressão de que é um bom e animado time. A excursão começou com o reconhecimento do centro da cidade e história de Cabo Verde.Cabo Verde foi descoberto por navegadores portugueses, oficialmente em 1460 por Diogo Gomes a serviço da Coroa portuguesa. Quando descobertas as ilhas nao eram habitadas, assim os portugueses povoaram as ilhas.O monumento em homenagem ao navegador português, onde Diogo Gomes imponente olha o horizonte e segura um astrolábio assim como cartas de navegacao, um monumento digno a grandes navegadores e aventureiros dos séculos XV-XVI. Segundo nossa guia Mada, o povo de Cabo Verde diz que Diogo segura em suas maos um leque, pois em Cabo Verde faz muito calor. Aqui vai um desenhinho de um astrolábio, que dá o ar navegador a Diogo Gomes, mas também nao seria nada mal com tantas roupas estar a segurar um leque, pois nao?!
Aqui um site de como construir um astrolábio.

Voltando ao nosso passeio pela cidade da Praia, passamos pela Câmara Municipal, vale também aqui acrescentar que a praca em frente a Câmara disponibiliza internet (wireless) grátis, detalhe até uma tomada está disponível para carregar a bateria. Único problema é ter um laptop tendo em consideração o preço dos mesmos para as condições financeiras do povo cabo-verdiano.
Em seguida passeamos pelo mercado público que nós adoramos, muitas cores, frutas tropicais, mamões amarelinhos, bananas maduras e barulho de feira. Depois de alguns anos no norte europeu, ver mamões tão lindos foi irresistível acabamos por comprar e nos deliciar. Nosso passeio continuou rumo a primeira capital de Cabo Verde, a Cidade Velha. No caminho Mada nos informou que a poucos dias havia chovido durante 30 minutos, a primeira chuva da temporada e por isso havia tanto verde na ilha. Aqui algumas imagens que fizemos do percurso até chegar a Cidade Velha.
Outra parada antes da Cidade Velha, Fortaleza Real de S. Felipe - A construção iniciou-se após violentos ataques do pirata Francis Drake à cidade, assim em 1587, durante o reinado de Felipe II da Espanha, iniciou-se a construcao da Fortaleza com a intencao de proteger a cidade, e foi terminada em 1593; o forte foi reconstruído na segunda metade do século XVIII com doacoes do Governo Espanhol.

A fortaleza estrategicamente localizada para proteger a capital nos presenteia hoje com uma linda vista da Cidade Velha.
Logo ao lado da Fortaleza localiza-se um grande vale, este vale é conhecido pelos locais por oasis, pois é um dos locais da ilha que permanecem verdes o ano inteiro. Este vale também fez parte da história da escravidao, os escravos que chegavam a cidade eram isolados neste vale até o dia em que eram comercializados no pelourinho da Cidade Velha.No blog polemikos há um texto e fotos deste mesmo local em outubro de 2008, dêem uma olhada, a paisagem está bem diferente.

Continuando... Depois da visita ao forte descemos até a Cidade Velha, primeira capital de Cabo Verde, assim como primeira cidade construída por portugueses nos trópicos. A cidade cresceu e se desenvolveu principalmente devido ao tráfico negreiro. Em junho de 2009 a Cidade Velha foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A Igreja Nossa Senhora do Rosário construída em 1495 no estilo Manuelino é a igreja colonial mais antiga do mundo.
A Rua das Bananeiras que liga o Pelourinho até a Igreja foi a primeira rua urbanizada do oeste africano e primeira dos trópicos. Nesta rua viviam as famílias nobres.

Praca central, a esquerda por trás da propaganda da coca-cola vê-se a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o pelourinho bem no meio da praca.
Pelourinho em detalhe:
Aqui uma imagem típica em Cabo Verde, tudo é carregado na cabeca.

Outro edifício importante para a Cidade Velha é a Catedral da Sé, construída entre 1555 e 1693, após ter sido completamente destruída por piratas em 1712 ficando em ruínas. Depois do passeio pela Cidade Velha seguimos em direcao ao restaurante para almocar a 900 metros de altura. Aqui algumas imagens do caminho.


Uma foto da única represa de Cabo Verde


Abaixo o transporte público alternativo na Ilha de Santiago.
Aqui nós no micro-ônibus do passeio.
Aqui uma foto com a nossa guia, muito alegre, simpática e competente. Obrigada Mada.

Etiquetas: , , ,

3 Comments:

At 30 novembro, 2009 14:35, Anonymous Anónimo said...

Olá,

Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

Abraço,
Sergio
blogs@difundir.com.br
www.difundir.com.br

 
At 03 janeiro, 2010 15:46, Anonymous Patricia TM said...

Jerus amei a dica para fazer o astrolabio manual. Quando o Pablo tiver idade vamos contruir um juntos.
Bj.
Pati
A Simou manda abraços para vcs dois!

 
At 06 janeiro, 2010 13:48, Blogger Jerusa said...

Olá Pati,

obrigada pelos comentários!!! Beijinhos para a Simou tbem.

Je

 

Enviar um comentário

<< Home