quarta-feira, setembro 02, 2009

Campanha Eleitoral

No domingo passado foi dia de eleicoes autárquicas aqui no estado onde vivemos. A campanha eleitoral por aqui é bastante mais discreta do que aquilo a que nós estamos habituados, tanto em Portugal como no Brasil. No entanto nao faltam os tradicionais cartazes com as caras sorridentes dos candidatos e papelada despejada na caixa do correio.

Sendo eu cidadao da uniao europeia, eu tenho o direito de votar nas eleicoes locais e europeias. Nas europeias eu tinha de que fazer um registro de eleitor e, como deixei passar o prazo, acabei por nao votar. Já para estas eleicoes eu recebi o papel amarelo que funciona como cartao de eleitor.

Siegburg é uma cidade conservadora e como tal a CDU (Uniao Democrática Crista, nada a ver com a CDU de Portugal) domina as eleicoes por aqui. No fim de semana anterior tocaram à campaínha eram umas 10:30 da madrugada para simpaticamente me lembrarem que a votacao seria daí a uma semana e oferecerem uma planta, podia escolher entre flores brancas ou azuis. Como se pode ver aqui também gostam de oferecer brindes...

A meio da semana, ao chegar do trabalho, abri a caixa do correio e lá estava mais tralha da CDU. Num saco plástico vinha uma caneta e mais um envelope. Estava eu quase a deitar para o lixo a carta sem sequer me dar ao trabalho de a abrir quando resolvi ver o que lá vinha escrito. Para minha grande surpresa vejo que a carta estava em português e com a fotografia sorridente do Sr. Joao Ferreira da Silva

E no domingo lá fui eu votar. Entreguei o tal papel amarelo, verificaram a lista e entregaram-me 4 boletins de voto. Assim lá votei eu para presidente da câmara (Bürgermeister), vereadores e outras duas coisas que eu nao entendi muito bem o que eram...

O Sr. Franz Huhn continua como presidente da câmara, a CDU com maioria absoluta (52.9%) e o Joao da Silva lá se safou também e foi reeleito como vereador.