quarta-feira, setembro 30, 2009

Vila de Santa Maria - Ilha do Sal

Nosso primeiro passeio pela Ilha do Sal foi uma caminhada do hotel até Santa Maria. Nós optamos por fazer o passeio pela praia, uma caminhada de mais ou menos uma hora na areia muito fofa. Coloco aqui muito fofa, pois não estou habituada a areias tão fofas, mas mesmo o Marco acostumado as areias fofas de Portugal, também achou pesada a caminhada, principalmente por termos caminhado o tempo todo com o vento contra.
Detalhe, acreditamos que a foto acima é responsável por uma mancha na lente da nossa máquina, a vista encantadora e a vontade de registrá-la fez com que nem pensássemos que aquela ventania que levantava a aeria e fazia uma leve esfoliacao nas nossas pernas, também pudesse "esfoliar" a lente da nossa máquina.
Assim que nos aproximamos da Vila de Santa Maria vimos mais hotéis e o trapiche.
Observar as atividades no trapiche da Vila de Santa Maria é um espetáculo muito interessante, ver os pescadores a chegarem com seus barcos pequeninos a trazerem peixes enormes, como o atum da foto abaixo. E mesmo ali, no trapiche o peixe é amanhado, pesado e vendido.

Depois do trapiche fizemos um pequeno passeio pela Vila, guiados pelo Mário (queria ganhar um dinheirinho). Mário nos encontrou na praia e foi caminhando e conversando conosco. Depois de muitos detalhes sobre a vida em Cabo Verde e comparações com a vida em Portugal, conversa vai, conversa vem, acabamos por finalizar a volta pela Vila na pequena loja de artesanato do Mário. Assim que nos despedimos de Mário passamos por um mercadinho, onde pagamos 2,50 € por duas latinhas de Ice Tea, confirmando a realidade retrata por Mário de que a vida é bastante cara em Cabo Verde. Na Ilha do sal tudo ou quase tudo é importado, pois não há produção de alimentos, não há indústria. A moeda local o Escudo Cabo-verdiano é indexado ao Euro (cotação de 1:110). Para fechar este post fica aqui a mensagem que os Cabo-verdianos estão muito contentes com o desenvolvimento do turismo na Ilha do Sal, pois tem trazido muitos empregos e mais qualidade de vida para a população.

Etiquetas: , , ,