domingo, julho 05, 2009

Domingo na Cidade do México

Antes de voltar para Houston, vistamos o centro da capital mexicana é um passeio que recomendo. Vou postar aqui algumas coisas interessantes que vi e aprendi, mas saibam desde já que a Cidade do México tem muitos encantos. No caminho que fizemos passamos pelo monumento erguido em homenagem a Cuitáhuac (1476-1520), penúltimo tlatomi mexica (líder Asteca). Liderou os astecas contra os invasores espanhóis acabou falecendo vítima de uma virose trazida pelos espanhóis, a catapora.

Logo em seguida a Ópera.
Vi pelas ruas mexicanas um símbolo, o fusca em espanhol Bocho, muitos deles em ótimo estado.

Fomos diretamente para a Plaza de Santo Domingo, a parte da cidade preferida pela mãe de minha amiga, pois segundo a senhora Ethel trata-se de uma de uma praça que reúne monumentos de grande valor, tanto artístico como arquitetônico e histórico. A Praça foi construída por Alonso García Bravo sobre parte da casa do último líder asteca (Cuauhtémoc) em 1523. Em 1571 instalou-se nesta praça o Tribunal da Santa Inquisição, mais tarde em 1676 a alfândega alojou-se na praça. Assim desde a chegada dos espanhóis a Praça Santo Domingo registrou muitos momentos históricos, desde 1890 encontra-se uma estátua em homenagem a dona Josefa Ortiz de Dominguez (participante da Conspiração de Querétaro que deu início a guerra pela Independência do México). A igreja de Santo Domingo foi o segundo edifício erguido nesta praça inaugurado em 1736. Muito perto da Praça de Santo Domingo encontra-se a Praça da Constituição ou Zócalo, onde estão localizados o Palácio Nacional, a Catedral Metropolitana, a Prefeitura e muitos outros órgãos públicos. Ao lado da Catedral Metropolitana, que é belíssima, encontram-se as ruínas da capital asteca. Nesta região do centro encontra-se também o que podemos chamar de miscigenação de culturas, onde descendentes indígenas fazem seus rituais.
Um passeio bastante rico culturalmente.

Aqui uma foto de uma maçã tipicamente mexicana, ela é recoberta por pimentas, antes de comê-la confesso que estava achando a experiência esquisita, mas após a primeira mordida devo dizer que fiquei positivamente impressionada, a mistura do sabor da maca com o picante é bom. Minha amiga, estava grávida na ocasião da minha visita e esta maçã foi um desejo freqüente, assim ela disse que não poderia deixar de provar.

Assim, depois de 4 meses finalmente termino a descricao do maravilhoso final de semana no México e termina também o período nos EUA.

Etiquetas: