Museu nacional de antropologia e Coyoacán - México
Após algumas horas de sono, levantar, tomar um belo café da manha mexicano e assim estar preparada para aproveitar o dia numa das maiores cidades do mundo.
A Ethel e sua família haviam organizado o final de semana, assim Ethel, sua mãe e a irmã mais nova tiraram a sexta-feira de férias e fomos visitar o Museu Nacional de Antropologia. Para quem está pensando em visitar a Cidade do México, coloquem o Museu de antropologia no roteiro, a quantidade de peças é impressionante.
O mapa abaixo mostra a região mesoamericana, os maias habitaram a região das florestas tropicais atualmente Guatemala, Honduras e região sul do México (Península de Yucatán). Os Toltecas invadiram esta região e dominaram a civilização Maia. Já os Astecas foram uma civilização pré-colombiana que floresceu entre XIV e XVI (1325-1521) no território que corresponde atualmente ao México. A civilização Asteca surgiu com a queda dos Toltecas e Chichimecas.
No Museu Nacional de Antropologia há uma maquete da importante cidade de Tenochtitlán fundada pelos Astecas no século XIV, numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco. A capital asteca que chegou a ter perto 500 mil habitantes antes da chegada dos espanhóis. Hoje sobre as ruínas de Tenochtitlán e sobre o grande lago Texcoco está erguida a Cidade do México. 
Na sala Asteca encontra-se também o famoso calendário asteca, fiquei particularmente feliz ao ver esta peça, pois me fez recordar das aulas de história da Prof. Maria lá no Polidoro Santiago.Já a noite a Ethel combinou um encontro com outro amigo da época do GKSS, o Adolfo. Fiquei muito feliz em rever Adolfo e ser apresentada a sua noiva (agora esposa). Fomos a um mercado público em Coyoacan onde comi Quesadilla de Flor de Calabaza, que nada mais é que Flor de Abóbora. Quando fiz meu pedido, traduzi errado, pensando que flor de calabaza fosse couve-flor, ainda bem que traduzi errado, pois talvez não teria feito o pedido. Estava uma delícia.

Assim, após um passeio muito agradável neste bairro (próximo a UNAM) cheio de gente jovem, terminou o dia 13 de março de 2009 (também 5° aniversário de casamento dos autores deste blog).Etiquetas: Jerusa nos EUA
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home