Teotihuacán - México
A hegemonia de Teotihuacán se deu através do comércio e a religião. A religião e as crenças dos teothiucanos deixaram rastros na arquitetura. Em Teotihuacán percebe-se que a cidade foi planejada, tem-se a impressão de que foi construída usando uma régua tal a simetria. Até os dias de hoje, historiadores não encontraram estátuas ou desenhos que pudessem indicar o tipo de regime político, portanto muitas perguntas ainda estão em aberto, porém especula-se que Teotihuacán poderia ser a primeira república das Américas. A cidade é cortada por uma rua principal de 2,4 km de extensão e 45 m de largura denominada Rua dos Mortos.
A norte encontra-se a Pirâmide da Lua com 43 metros de altura e a leste a Pirâmide do Sol com 65 metros de altura e 225 metros de lado, quase tão grande quanto a Pirâmide de Quéops no Egito. Acredita-se que a Pirâmide do Sol foi construída no ponto central da cidade, assim cada monumento de Teotihuacán teria o seu significado astronômico. Pirâmide do SolPirâmide do SolPirâmide da LuaPirâmide da Lua vista da Pirâmide do Sol
No lado leste de Teotihuacán encontra-se uma área grande que provavelmente era utilizada para cerimônias religiosas com lugares para até 100 mil pessoas. Nesta área encontra-se a pirâmide de Quetzalcóatl. Pirâmides so Sol e da Lua vistas do Templo deQuetzalcóatl
Segundo historiadores Quetzalcóatl (Serpente emplumada) esculpida na pirâmide do Templo de Quetzalcóatl em Teotihuacán seria a primeira referência histórica deste deus. Quetzalcóatl, posteriormente passou a ser cultuado como deus representante do Planeta Vênus. Quetzalcóatl representa a vida, a abundância da vegetação, o alimento físico e espiritual.
Templo de Quetzalcóatl
Detalhes do Templo de Quetzalcóatl
Quetzalcóatl
As civilizações que surgiram depois do desaparecimento de Teotihuacán também cultuavam Quetzalcóatl, e acreditavam que a forma humana de Quetzalcóatl seria um homem branco de barba e olhos claros. Quando os espanhóis conquistaram a “Nova Espanha” (mesoamérica) eram comandados por Hernán Cortez, os astecas quando o viram acreditaram que se tratava de Quetzalcóatl, sendo este o seu deus, não poderiam lutar contra ele, portanto quase não ofereceram resistência ao domínio espanhol.
Depois de admirar Teotihuacán, fomos a busca de um restaurante com comida típica mexicana.
Etiquetas: Jerusa nos EUA
3 Comments:
Jerusa! Qué rico ese viaje a México! Los paisajes son de sueno... y la comida me hace agua la boca :-D
Besos,
Adriana
Adriana:
Foi um final de semana muito bom, só tenho a agradecer a hospitalidade de minha amiga e de sua família. Estava tudo muito bom e a comida também.
Bjinhos para você também
muuuuuuuito legal. Muito bom viajar.
Conhecer pessoas, comidas típicas, provar novos sabores, apreciar a natureza de Deus...
Enviar um comentário
<< Home