sexta-feira, abril 02, 2010

Ultrassonografia morfológica com Doppler – Semana gestacional 18-20

Esta ultrassonografia faz parte do programa pré-natal aqui na Alemanha. Este ultrasson é recomendado para verificar o crescimento do feto, são medidos os ossinhos das pernas, braços, o diâmetro da cabeça e da barriga, assim como a observação da bexiga, rins, coluna vertebral e cérebro do feto. O médico faz comparações com as medidas realizadas no ultrasson da 12-14 semana gestacional e assim verifica se o feto está a crescer conforme as expectativas.

Outra parte bastante importante do exame (Doppler) e a observação do fluxo de sangue do coraçãozinho do feto, o fluxo de sangue no cordão umbilical e o funcionamento da placenta. O diagnóstico do médico baseia-se nas medidas biométricas, fluxo de sangue,batimentos cardíacos do feto e da futura mamãe, onde ele relata possíveis malformações, problemas no desenvolvimento ou que está tudo a correr dentro dos padrões.

Na terça-feira fizemos o ultrasson morfológico, com o especialista um Sr. Dr. Prof S. (na Alemanha os títulos são muito importantes, então, sempre o tratamos por Sr. Prof.) que realizou seu primeiro ultrasson em 1969, ou seja, muita experiência. Ele começou analisando a bexiga, como ele estava na bexiga perguntei: “Já dá para ver o sexo?” e ele com uma voz cheia de segurança disse: “Sim, uma menina”. E assim começou a nossa consulta com a notícia tão esperada, ficamos muito felizes ao saber que estamos esperando uma guria (uma rapariga, uma miúda).

Ele seguiu fazendo todas as medidas e depois de uns 45 minutos, começou a tentar ver o rostinho da nossa miúda, mas ela estava de costas para a sonda. Mesmo assim ele deu um jeitinho e conseguiu uma imagem, como ela nao estava de frente saiu bastante desfocada, mas mesmo assim deixa os futuros papais bobos e babando.

O diagnóstico foi de que está tudo a correr conforme expectativas. Nossa menina mede dos pés a cabeça 25 cm e pesa 265g.

Ontem, recebi uma carta da minha médica que disse ter recebido a análise do Sr. Dr .Prof. S., sendo o diagnóstico: nenhum problema foi observado e descreve um feto forte. E solicita que me apresente para fazer análise de diabetes gestcaional.
O diagnóstico deixou-nos mais tranqüilos e felizes que está tudo a correr bem.

Etiquetas:

2 Comments:

At 05 abril, 2010 00:20, Anonymous Sérgio Gradil said...

Olá primos! Tudo bem convosco? Parabéns pela primita que aí vem, que corra tudo bem, felicidades. Abraço Marco, e beijo Jerusa

 
At 05 abril, 2010 11:42, Blogger Jerusa said...

Olá Sérgio,

e aí vem uma menina para este lado da família!

Bjinhos

Jerusa & Marco

 

Enviar um comentário

<< Home