terça-feira, março 23, 2010

Primeiro Trimestre - Desenvolvimento embrionário

A gravidez tem várias fases e os tais 266 dias cheios de novidades e transformações. A fase inicial, os três primeiros meses nos proporcionam o primeiro contacto com a vidinha que vai se formando dentro da gente e sendo assim as primeiras consultas são de pura emoção.

A primeira vez que vemos um ponto pulsante, que depois de explicações da médica ficamos a saber que é o coração a bater, ou mesmo os primeiros movimentos do embrião na tela do ultrasson, uma coisinha de apenas 2 - 4 cm, mas que já tem perninhas e bracinhos. Esses sinais, ou pequenos milagres, nao tem palavras que possam descrever a emocao dos futuros papais.
Primeiro ultrasson - 1,2 cm "feijaozinho pulsante"

Segundo ultrasson - As formas comecam a aparecer e movimenta-se muito

E assim vamos aprendendo coisas novas e dando nossos primeiros passos num mundo novo.

Um gráfico muito interessante utilizado para verificar o desenvolvimento embrionário (largamento aplicado aqui na Alemanha, vem inclusive na carteirinha gestacional), leva em consideração o comprimento da cabeça ao bumbum do embrião. Esse gráfico também ajuda a definir a semana gestacional, mede-se o comprimento e procura-se na tabela a semana correspondente. Provavelmete também é utilizado no Brasil, mas como sou marinheira de primeira viagem achei enteressante dividir com vocês.

Os pontos em laranja no gráfico são as medidas do nosso amorzinho observadas nas consultas. Desde o dia 19.02.2010 ele(a) passou para a fase seguinte de desenvolvimento e passa a ser denominado feto.

Os enjôos foram embora e voltei a dormir bem, mas como sempre nova fase, novos aprendizados e a ansiedade para saber se está tudo bem lá por dentro passaram a fazer parte do dia-a-dia, assim como aguardar pelos primeiros movimentos e chutões do bebezinho.

Etiquetas: