quarta-feira, abril 14, 2010

Teste de tolerância à glicose - Diabetes gestacional

Acho que agravidez tem mostrado que estamos mesmo na Alemanha. Os controles, os exames, a análise de riscos é constante, infelizmente nao posso comparar com Brasil ou Portugal, pois como vocês sabem, esta é a nossa primeira gravidez. Devo dizer que estes controles todos também acabaram me deixando mais confiante no sistema alemao. Confesso que este sempre foi um dos nossos medos, engravidar num país que nao conhecemos como o sistema funciona, bem como as diferencas culturais que influenciam na maneira que as pessoas encaram a gestação. Mas, lá vamos nós um dia após o outro e sempre em frente aprendendo a cada dia.




Mais um dia de exames e consultas, pela manhã passei na clínica para fazer o exame de diabetes gestacional (faz parte do programa pré-natal na Alemanha). O exame é meio chato, pois deve-se fazer jejum de pelo menos 12 horas, a seqüência do exame é assim, fura-se o dedo bebe-se 300 mL de um suco farmacêutico doce, após uma hora fura-se o dedo pela segunda vez espera-se mais uma hora e fura-se o dedo pela terceira vez. O objetivo é dosar a glicose podendo-se assim avaliar se a glicose é metabolizada pela insulina. A insulina por sua vez tem a função de transportar a glicose para as células e tecidos, portanto se ela está a funcionar corretamente diminui a concentração de glicose no sangue. Enquanto aguardava para ser espetada novamente aproveitei para continuar a leitura do Achtung Baby, também me informei em relação à parteira. Na última medida já estava cheia de sono e fome, mas agora resta esperar para ver o resultado.


A diagnose da diabetes gestacional é bastante importante, pois diagnosticada a tempo pode evitar problemas na hora do parto, assim como problemas para o bebezinho, segundo informacoes, a diabetes gestacional nao apresenta sintomas, ou seja é necessário fazer o teste, aqui na Alemanha de cada 100 grávidas 5 apresentam diabetes gestacional.


Mas, a tarde tive mais uma consulta, lembram-se da tal proteína que apareceu na minha urina (postei aqui). Pois entao, razao pela qual fui para a minha segunda visita médica do dia, para receber a diagnose dos exames feitos pelo médico dos rins.


Aqui a lista de exames que fiz: coleta de urina durante 24 horas, exame de sangue, exame de urina outra vez, eletrocardiograma, peso, altura, pressão arterial.


E mesmo assim o médico fez uma ultrassonografia para verificar os rins e a vesícula biliar e creio por ele ser muito simpático passou a sonda sobre a minha barriga e pudemos ver a nossa ervilhinha, ela até deu tchauzinho.


O médico que me atendeu foi muito simpático, assim como as recepcionistas, todos muito amáveis e atenciosos. E o diagnóstico de que está tudo bem, nao encontraram absolutamente nada.

Etiquetas:

2 Comments:

At 19 abril, 2010 22:19, Anonymous Ivan, Soni, Guto e Didi said...

E nem vão encontrar nada Je e Marco...coloque na mão de Deus e apenas peça a ele lhe abençoar e nossa querida sobrinha e priminha...estamos nós 4 aqui..babando na fotinho dela...a Diandra logo ela é parecida comigo mãe...tem lógica né..quem sabe..É tão gostoso ficar pensando como será a carinha dela......curtem...pois é momento unico...sempre te digo isso..

 
At 25 abril, 2010 12:55, Blogger Jerusa said...

Olá, obrigada pelo comentário! Nós estamos muito felizes e também ficamos a imaginar como será a nossa filhinha.

Bjinhos

Je e Marco

 

Enviar um comentário

<< Home