quinta-feira, junho 22, 2006

Portugal - Irao

Estando aqui na Alemanha e nao ir a um jogo do mundial seria perder uma boa oportunidade, se bem que conseguir comprar bilhetes para um jogo nao é nada fácil... nem barato, principalmente para quem resolver tentar o mercado negro. Nós lá fomos no fim de semana passado até Frankfurt para nos tornarmos parte da festa.

Fomos para Frankfurt na sexta feira à noite, mais propriamente para Mainz, onde fomos muito bem recebido em casa dos pais do John, um bom e grande (quase 2 metros!) amigo alemao. Chegámos perto da meia-noite mas ainda deu para pôr um pouco da conversa em dia. No dia seguinde lá nos preparámos para a festa! Esta foto foi tirada quando estávamos a sair de casa para irmos para Frankfurt, com o John e a Gabi.

Antes de irmos para o estádio fomos dar uma volta pelo centro de Frankfurt para ver como paravam as modas. O que mais vimos por lá era Iranianos, mais que muitos e com umas cornetas que faziam uma barulheira infernal!!


Pensávamos que íamos encontrar mais gente por lá mas nem tanto... a hora do jogo já nao estava muito longe e já muita gente tinha ido para os lados do estádio ou para o "fan center" de Frankfurt. Mesmo assim ainda deu para ver umas personagens interessantes.

Como a ansiedade foi aumentando e vimos que o pessoal já se estava a movimentar, lá fomos nós para o estádio. Entrámos num comboio a abarrotar e fomos conversando com uma Brasileira que vive há nao sei quantos anos na Alemanha, trabalha como vendedora no aeroporto e que se queixava de nao lhe sobrar dinheiro no fim do mês, conversa típica... E assim lá chegámos ao estádio.


Quando estávamos a caminhar para as portas de entrada, vindos da parte de cima da foto anterior, comecámos a ouvir um helicóptero que acabou por pousar no campo relvado de cima. Meio a brincar a Jerusa lá foi dizendo que era o Franz, o Beckenbauer, mais conhecido como Kaiser. Eu dizia que era o dono do Chelsea que, tal como no europeu, veio com dois barcos e anda de helicóptero de um lado para o outro. A Jerusa é que tinha razao, era o Kaiser! Ele é que está à frente da organizacao do mundial e está a fazer questao de recolher todos os louros. Ele vai a quase todos os jogos e está sempre a dar entrevistas para as TVs!! Nós ainda tirámos uma fotografia mas o zoom da nossa máquina nao é o melhor do mundo...

Como os estádios sao modernos, a organizacao é boa e o pessoal fica ansioso pelo jogo, todos acabam por ir mais cedo e nao existem filas na entrada. A FIFA andou a dizer a tudo e a todos que os bilhetes teriam o nome do portador e que nao se poderiam vender bilhetes no mercado negro... tretas!!! Os nossos bilhetes nao tinham o nosso nome impresso, apenas Federacao Portuguesa de Futebol e um número de série. É verdade que comprámos os nossos bilhetes à FPF e que quem comprou à FIFA tinha o nome impresso, mas a verdade é que nao controlavam a identidade de ninguém. O que nao faltava era gente com cartazes a dizer que queriam comprar bilhetes e, raramente, lá passava alguém pelo meio do pessoal a dizer baixinho que tinha bilhetes para vender. Perto do estádio é muito perigoso vender bilhetes, anda muito polícia à civil a ver se os apanha, mas dá sempre para fazer negócio.

E lá entrámos para o estádio, faltava 1h e 10 minutos para o início do jogo e já estava quase toda a gente nas imediacoes do estádio, mas poucos nas bancadas.

Mas rapidamente as bancadas comecaram a encher. Conforme ia chegando mais gente, dava para ver mais umas personagens interessantes. A imaginacao do pessoal é uma coisa interessante, este tipo de eventos passou a ser um concurso a ver quem consegue chamar mais a atencao, sempre com o sonhe de aparecerem na TV para o mundo inteiro os ver.


A moda dos garrafoes de vinho, pintados com as cores de Portugal, a servirem de chapeus está a crescer bastante! E lá ficámos nós no meio da portuguesada toda, no meio da animacao e com os Iranianos no lado oposto do estádio (ainda bem que aquelas cornetas ficaram longe!).

E depois a razao de toda aquela gente ter lá ido, o jogo!


E foi uma festa! Como já é tradicao, cantou-se o hino em plenos pulmoes e o pessoal foi cantando e gritando ao sabor das emocoes do jogo. Nós estávamos perto da baliza para onde Portugal atacou na primeira parte, ou seja, vimos os golos (segunda parte) de longe. Mas nao nos podemos queixar, os nossos lugares nao eram dos piores. Fica aqui uma foto de Cristiano Ronaldo (mais conhecido como "brinca na areia") a preparar-se para marcar o golo de penalty. O pessoal nao gostou foi do árbitro (que só queria dar cartoes para um lado!), levou uma monumental assobiadela ao sair do campo no intervalo.

No fim do jogo fizémos a festa e fomos para casa felizes. Para a história fica o 2-0 e a presenca do Marco e da Jerusa no estádio.


No parque de estacionamento do estádio estavam uns poucos carros portugueses mas o que, de longe, mais atencao chamava era esta autocaravana.

Quando chegámos a casa estavam todos à nossa espera para saber como foi. Comemos um belo jantar e o Manfred, pai do John, deu uso à moderna máquina de cerveja. Aqui na Alemanha consegue-se colocar um monte de tecnologia numa simples máquina de tirar cerveja de um barril!

3 Comments:

At 23 junho, 2006 01:26, Blogger Lenise Souza said...

Que emocinante!

Nos 3 jogos de Portugal, toci muito, mas este foi especial, pois eu sabia que vcs estavam lá! Fiquei tentando adivinhar o que vcs estavam sentindo.
Realmente o arbitro, nao foi bom. Principalmente naquele lance em que o iraniano deixa as marcas da chuteira na cara do Figo. Lamentavel!

Passei o jogo inteiro procurando vcs no meio da torcida, cada loira que aperecia eu pensava ser a Jerusa hehehe.

Parabéns pelo jogo e pela classificaçao, agora é força contra a Holanda, sei que Portugal consegue! Tem um bom grupo e um bom treinador.

Só lamento uma coisa, o Felipao, bem que ele poderia estar com a gente, o Parreira nao da pra aguentar!!


Beijos!
Lenise.

 
At 23 junho, 2006 06:22, Blogger ∫nês said...

Que liiiiiiiindo!
Que inveja!! Voces estao um espectaculo e so a descrição já me deixou cheia de inveja. Adorava estar no estádio e ouvir aquele pessoal todo a cantar o HIno... deve ser de ir 'as lágrimas. Só de ver na TV já fico emocionada, ao vivo deve ter sido o máximo!
Que sortudos!!!
Beijos e Saudade!

 
At 27 junho, 2006 19:43, Anonymous Anónimo said...

Oi queridos. Eu sabia que iria encontrar mensagens e passagens de vcs pela mundo da COPA. Mas por causa dessa copa o Brasil está parado. Em dia de copa ninguem trabalha, e a situação economica do país está horrível..buááá...e hoje ainda o Brasil se classifica para as quartas....mas que agora ganhe né, rsrsr. Beijos e saudades

 

Enviar um comentário

<< Home