terça-feira, novembro 15, 2005

Direitos!!!

Os temas das aulas de alemao sao bem atuais, temos trabalhado temas como trabalho, profissao, servico social entre outros. Fiquei muito surpresa ao saber que o 13 salário nao é um direito trabalhista por aqui, por favor me corrijam se estou errada, mas até onde eu sei no Brasil o 13 salário é um direito. Os descontos em folha por aqui sao altíssimos, além dos encargos que também sao pagos aí no Brasil, existe um porcentagem que é recolhida pelo governo chamada de "solidariedade" para a reconstrucao da Alemanha "Oriental", outro desconto é para assistencia na velhice. Essa assistencia, é na verdade a visita de um enfermeiro e quando a pessoa já se encontra impossibilitada de caminhar o enfermeiro a vista tres vezes por dia, na melhor das hipóteses. Porém, pelo que tenho conversado, nenhum destes dois servicos tem agradado aos alemaes. Parece que a tal solidadariedade só tem servido aos bolsos de alguns empresários e políticos e o tal servico de assistencia tem recebido muitas reclamacoes. A qualificacao dos jovens de maneira geral é muito boa e para as empresas alemaes tem valido a pena fechar fábricas por aqui e manter as filiais em paises com mao-de-obra mais barata. As taxas de desemprego sao altas, porém um desempregado tem o direito de receber o salário desemprego por um ano, sendo o valor aproximadamente 70% do salário que o cidadao recebia quando empregado, após um ano de desemprego a percentagem é reduzida. Outro fator que me chamou muito a atencao, é como a maioria das pessoas sao economicas por aqui, muita gente entre e sai pelas lojas mas nao compra nada, pois estao todos com medo do desemprego. Economizar água, luz e fazer a coleta seletiva do lixo, creio que nao seja somente a visao ecológica do alemao, mas também custo de vida.