sábado, outubro 08, 2005

Desarmamento.

Aqui no Brasil vive-se a discussão do referendo sobre o comércio livre de armas. Como toda a gente andava a criticar os governantes por não fazerem nada contra o aumento da violência eles decidiram vir com esse referendo em que se pergunta "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". Chutam a pergunta para o ar e não se preocupam em explicar o que é que realmente muda. Assim está o pessoal todo a discutir e a argumentar em favor do "sim" e do "não", a verdade é que ninguém faz ideia do que a mudança da lei implica. Ninguém que eu conheça leu o projecto de lei e ninguém faz referência à eventual nova legislação nos meios de comunicação social, limitaram-se a tentar dividir a coisa entre o bem e o mal. Ninguém vai saber o que vai votar, essa é que é a realidade.

Muita gente está convencida que vão retirar às "pessoas de bem" o direito de se defender e nem sabem que quem vive isolado pode ter a sua arma em casa. Mas o mais interessante é ouvir o pessoal a dizer que vão haver mais assaltos porque os bandidos vão saber que o "cidadão de bem" está desarmado, como se uma arma no porta luvas do carro ou numa gaveta no apartamento resolve alguma coisa contra um ladrão drogado de arma na mão. Também é engraçado ouvir dizer que não vale a pena ter armas porque o bandido treina tiro todos os dias e não vai dar para disparar melhor do que ele!

A verdade é que os políticos conseguiram distrair o povão, agoram podem tentar acabar com a crise política sem despedir mais nenhum deputado e abafar o caso. Quem se está a dar bem são os venderdores de armas, quem vendia 15 armas por mês está a vender 150, um bom negócio! Seja lá como for, a verdade é que desde que o governo começou a comprar armas de quem se quisesse livrar delas, o número de homicídios diminuiu. No entanto este é um problema muito mais complexo, ainda mais falando-se do Brasil.

Como o pessoal aqui tem aquela forma alegre de encarar as dificuldades, aqui vão alguns exemplos da criatívidade brasileira.


1 Comments:

At 11 outubro, 2005 11:16, Anonymous Anónimo said...

Nós ouvimos algo sobre o desarmamento por cá, mas não falaram num referendo... O que disseram foi a cena do governo comprar as armas ao pessoal, nada mais... Só se me escapou...
Cá para mim os referendos estão é na moda, veja-se aki a luta pelo referendo ao aborto...

 

Enviar um comentário

<< Home