domingo, novembro 25, 2007

K Show


Aqui há umas semanas fui a Düsseldorf, à feira internacional de plásticos e borrachas (K 2007). Esta é a maior feira do tipo a nível mundial e acontece de 3 em 3 anos aqui na Alemanha.

É uma feira em que há de tudo, desde os produtores de matéria, passando pelos produtores de aditivos, máquinas, moldes, rotulagem, técnicas de producao e controlo até chegar aos produtores de pecas acabadas. Nao havia nada do ciclo de producao que nao estivesse presente.

Ao todo estavam presentes 3130 expositores e cerca de 242 000 visitantes que enchiam por completo os 19 pavilhoes do centro de feiras de Düsseldorf, num total de 263 888 metros quadrados cobertos


Tudo o que é tecnologia de ponta estava presente e fiquei impressionado por ver que todos os equipamentos estavam em pleno funcionamento, principalmente as várias extrusoras de filme plástico (grandes, muito grandes!), além de todos os outros tipos possíveis e imaginários de se processar material polimérico. É também interessante ver como o poder económico de uma empresa se reflete no tamanho, originalidade e servicos prestados nos expositores.

Achei engracado ver que havia um pavilhao onde apenas estavam presentes chineses. Tecnologia de ponta nao é com eles, o que interessa é produzir barato, muito barato. Eles fabricam máquinas baratas para produzir pecas baratas. Por falar em chineses, engracado como era preciso esconder algumas coisas dos olhos mais indiscretos e das máquinas digitais mais curiosas…


Uma outra coisa que me chamou a atencao foi ver os diferentes grupos de estudantes que por lá circulavam. Havia grupos vindos de simples escolas secundárias, malta bastante nova, e eu perguntava-me que interesse é que uma feira profissional altamente especializada tinha para esta gente. Nao eram só alemaes, havia vários grupos de holandeses. Se calhar a educacao que este pessoal tem acaba por ajudar a explicar o porquê destes países terem uma indústria tao desenvolvida…

1 Comments:

At 08 dezembro, 2007 17:20, Anonymous Anónimo said...

Marco,

Estive presente na edição anterior da K e confirmo tudo o que disseste. É sem dúvida uma exposição memorável. Nos stands das grandes empresas até há as meninas de mini-saia para chamar a atenção - tipo exposição de automóveis de Frankfurt.

Quanto aos chineses é tal e qual como tu disseste barato, para produzir barato (mas o tempo de vida do equipamento deles é muito curto). É Portugal arranja-se melhor e mais fiável quer extrusão quer injecção. Hà 3 anos havia stands de empresas portuguesas e de associações de empresas.

 

Enviar um comentário

<< Home