quarta-feira, novembro 07, 2007

Administracao do tempo

"If you can dream it, you can do it" Walt Disney

Lá fui eu para meu primeiro curso financiado pela empresa. O tema do curso foi administracao do tempo, mas na verdade nao deixa de ser uma terapia em grupo. A moderadora/professora mostrou o Método ALPEN para organizacao pessoal, comentou sobre bio-ritmo e deu algumas dicas para que pudéssemos nos identificar como levamos em conta a linha do tempo, e assim reunindo estas informacoes priorizar atividades (graf. ao lado) tendo como resultado maior rendimento/eficiência. O interessante é que com apenas estes tópicos foram desenvolvidos dois dias densos em conteúdo de aprendizado pessoal. Para mim ficou claro a minha mudanca pessoal que ocorreu em setembro. Agora até tenho uma agenda (só no trabalho!) e consigo seguir o cronograma. Sempre fui o tipo de pessoa que comeca a fazer uma agenda de atividades para tentar se organizar e nem uma semana depois,... já era! Mas, por outro lado também já tive épocas de levar PNL (Programacao Neuro Linguítica) a sério. Para quem nunca ouviu essas letrinhas, grosseiramente PNL significa programar o cérebro para realizar desejos/metas. Por exemplo escreve-se uma carta para si mesmo, em que contas como estás em uma semana, um mês, seis meses, um ano, dois anos, cinco anos e assim por diante. A programacao neuro linguística está no detalhe de como conjugar os verbos, mesmo pensando no futuro deve-se escrever a carta no presente. Bem, mas lembrei-me do PNL no momento em que a professora comentou sobre o tema objetivos e quando queremos fazer o planejamento de um dia, a primeira coisa que deve estar bem clara é o que eu quero para este dia. E o objetivo deve ser formulado de maneira positiva, com conteúdo, mensurável e tempo dependente. E aí, neste ponto, achei muito interessante, pois era um grupo de alemaes, ou seja falam, pensam, escrevem em alemao. A atividade a ser desnvolvida: escrever um objetivo que será cobrado no follow-up. O primeiro a colocar seu objetivo na mesa de discussao teve como resultado o silêncio, depois de uns segundos vieram as perguntas, pois ninguém tinha conseguido compreender o objetivo; e o mesmo aconteceu com mais 5 colegas. Bem, aí pensei, lá vou eu mostrar meu objetivo e esperar o bombardeamento de perguntas. Resultado, novamente o silêncio até um colega comecar a falar... "está perfeito apresenta todos os requisitos". E os outros colegas também elogiaram e um deles perguntou num tom de afirmacao, você está muito motivada pelo tema, pois nao? E aí ... creio que está a real resposta... motivacao é a alma do negócio. Os colegas que mostravam dificuldade em comecar atividades era também possível sentir nas colocacoes deles a falta de motivacao pelo que fazem. E quando o tema foi estress, percebi que já faz um bom tempo que nao digo que estou estressada, posso até andar cansada fisicamente mas nao estressada. Aí, certifiquei outro ponto, o valor da vida pessoal, estar bem consigo mesma, conseguir recarregar as baterias... vale ouro! Caminhar pelos campos de outono e ter os olhos e a mente aberta para ver, ouvir, sentir a natureza... respirar fundo sentindo o ar chegar até a barriga, como fazíamos qd éramos criancas (ao crescer deixamos de respirar desse jeito, pq?). A vida, o amor, a saúde sao presentes maravilhosos que recebi (e recebo todos os dias), contribuem para este estado de felicidade que me encontro.

"Es ist nicht genug, zu wissen, man muß auch anwenden; es ist nicht genug, zu wollen, man muß auch tun. " Johann Wolfgang von Goethe
"Nao é suficiente saber, devemos também aplicar; nao é suficiente querer, devemos fazer."

1 Comments:

At 12 novembro, 2007 13:42, Anonymous Anónimo said...

Gostei do post,
Pois é nada como curtir o agora!!!!
O que vc falou da respiração é muito legal, ela é tudo!!pena que as vezes a gente esquece...
beijos
pati

 

Enviar um comentário

<< Home