quinta-feira, novembro 09, 2006

Quentes e boas... será?

Que estamos na época das castanhas assadas nao é novidade nenhuma e por estes lados o pessoal também gosta de as comer, além de que um cartucho de castanhas quentinhas aquece as maos que é uma maravilha. Em Portugal é muito fácil encontrar alguém a vender castanhas, sao bastantes pelas ruas e seguir o cheiro é muito fácil. Aí é que está a diferenca entre comer castanhas em Portugal e comer castanhas por estes lados, aqui dá para chocar contra uma banca de vendedor de castanhas sem se dar por isso. Cheiro a castanhas nao se sente e o típico fumo nem pensar, as castanhas sao preparadas num assador a gás... nada de carvao e muito menos alguém a publicitar em plenos pulmoes as famosas "quentes e boas". Aqui eles estao caladinhos e lá vao tomando conta do gás para nao queimar as castanhas. É um silêncio, inodoro e sem a menor nuvem de fumo que seja... alguma vez dá vontade de comer castanhas assim?! Nao admira que o pessoal daqui destes lados, quando viajam a Lisboa nesta altura do ano, adora ficar ali para os lados do Rossio a comer castanhas e a beber ginginha!

Para compensar esta imagem negativa, achei interessante que pelo S. Martinho as criancas andem com umas lanternas de papel e vao cantar uma coisa qualquer para ganhar uns presentes... tenho que pedir esclarecimentos aos meus colegas alemaes.

4 Comments:

At 13 novembro, 2006 04:09, Blogger ∫nês said...

Gostei dessa do "cantar qq coisa", hehehe. Mesmo 'a Marco.
Deu-me saudade tua e das castanhitas também. Que bem que ia um cartuchito agora ah Marco!
Muitos beijos para ti e para a Je.
Espero que continue tudo a correr bem.

 
At 14 novembro, 2006 11:03, Anonymous Anónimo said...

Então aqui fica uma boa inveja... não vos digo que, neste sábado que passou, eu, o Ricardo e a Catita comemos umas quentes e boas a descer p'la Rua Augusta. Só a temperatura da rua é que não estava assim tão convidativa para as belas das castanhas. É que ainda dava para andar de t-shirt durante a tarde. Hoje é que parece que o frio finalmente deu o ar da sua (des)graça.
Não é que goste muito do tempo de Inverno, mas ele há coisas que só nesta altura sabem bem. Como as castanhas e as decorações de natal que já encheram Lisboa com cor e alegria.
É verdade o Ricardo já tem mais um sobrinho, o Filipe!
Contamos com vocês este Natal?

 
At 15 novembro, 2006 19:43, Anonymous Anónimo said...

Oi Marco!Não sabia que era tipico em Portugal comer castanha assada!!! Aqui a gente come pinhão!E o que é ginginha? Parece bebida de criança pelo nome! essa ai eu não provei!!
beijo
Paty

 
At 25 novembro, 2006 22:44, Blogger Marco em Siegburg said...

Olá Patrícia! Ginginha é um licor, licor de ginja (muito parecido com a cereja). Bastante doce, tens que provar um dia!

 

Enviar um comentário

<< Home