terça-feira, agosto 29, 2006

Bonn

Após o término da segunda guerra mundial a Alemanha foi divida em duas partes, ocidental e oriental. Os Aliados ficaram com parte ocidental e a Uniao Soviética com parte Oriental. E 1949 Bonn passou a ser a Capital Provisória da República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e por pouco, nao ficou capital permanente após a reunificacao da Alemanha. Porém, em 1999 em votacao plenária, por uma diferenca de poucos votos Berlin voltou a ser a capital da Alemanha.

Bonn é hoje uma cidade muito agradável, muitos bares, restaurantes, parques, museus e vida a beira-rio, por sinal o Rio que corta a cidade é o Reno. Na altura da volta da Capital a Berlin, os políticos de Bonn negociaram bem a situacao, pois sedes de organizacoes e fundacoes importantes continuam em Bonn como por exemplo: Nacoes Unidas, Humboldt, DAAD, Deutschepost, Deutschewelle, Deutschetelecom.
.
E novos museus foram construídos, e nós visitamos um deles, "Haus der Geschichte der Bundesrepublik Deutschland", Casa da História República Federal da Alemanha, a visita ao museu foi guiada e muito interessante, infelizmente nao estavamos autorizados a tirar fotos, pois muitas pecas eram originais. O Museu é bastante interessante e desenhado de uma forma bem inteligente, conta a história da Alemanha a partir do final da segunda guerra, ou seja, de 1945 até hoje. No início da visita, a Alemanha em ruínas e dividida entre Aliados (EUA, Franca e Reino Unido) e Uniao Soviética, o povo lutando pela sobrevivência.
.
Algumas pecas mostram como a populacao transformava capacetes, envólucros de granadas, cartuchos de bombas e outros restos militares da guerra para fazer utensílios domésticos como baldes, jarras ou mesmo suporte para o ovo cozido do café da manha típico alemao.
.
Outro ponto interessante, a Alemanha comeca a viver novamente e precisa de gente para trabalhar, imigrantes vem de todas as partes da Europa para trabalhar na Alemanha Ocidental e num determinado dia chega o trabalhador número 1 000 000, e na estacao de trem é montado todo um aparato para receber tao ilustre pessoa, e nos alto-falantes da estacao chamam por um Sr. (que esquecemos o nome), porém continuando, o Sr. vindo do norte de Portugal (em plena ditadura) demorou muito a se apresentar, mas ele foi corajoso e até possou para a foto, e podemos dizer que na foto o gajo está com uma cara de assustado montado na moto que acabara de receber como prêmio. A foto, moto e a carteira de trabalho estao no museu para contar a história.
.
Quando Mikail Gorbatchov presidente da Uniao Soviética convida Helmut Kohl presidente da Alemanha Ocidental para visitar sua chácara (Quinta), lá num ambiente simples, mesa e cadeiras rústicas de madeira sem terno e gravata, acertam a reunificacao da Alemanha. A foto, as cadeiras e as blusas de la por eles usados estao no museu. E segundo o guia Gorbatchov ao visitar o museu ficou muito emocionado ao ver a foto e pecas. Bem, mais detalhes ... visitem o museu pessoalmente ou o link.
.
Em Bonn nasceu e foi batizado Bethoven, entao por onde andamos na cidade sempre podemos ver uma estátua ou algo que lembre o ilustre filho da cidade. A casa de Bethoven é atualmente um museu e pode ser visitada durante todo o ano. A cidade oferece cultura para todos, além de concertos gratuitos, existem umas prateleiras com livros que basta olhar, escolher e levar o livro sem nenhuma taxa e com total confianca nas pessoas. Na prateleira tem um aviso, explicando que os livros estao disponíveis e que a prateleira também está disponível para receber novos livros. E nós vimos as pessoas vao a prateleira escolhem e levam o livro, assim como devolvem.

E aqui o hotel que ficamos em Bonn. O Marco gostou muito do café da manha!

2 Comments:

At 30 agosto, 2006 17:56, Anonymous Anónimo said...

Ficamos a aguardar a continuação do relato da vossa viagem!

Espero que estejam bem!

Um abraço

 
At 31 agosto, 2006 21:26, Anonymous Anónimo said...

oi gente!!

De todas as cidades que vcs passaram aquela que eu fiquei babando messsmo foi a do Bethoven, que luxo ter direito a esse monte de concerto de "gratis", baaaabeeeei!!!
bjs
Pati

 

Enviar um comentário

<< Home