Mais Berlin
Apesar do tempo que passámos em Berlin, 3 dias, nao tivémos muito tempo para passeios pois o programa da Humboldt era apertado. Mesmo assim ainda conseguímos dar uma volta pelo centro, muito gracas aos dias compridos de verao. Fomos com mais 3 brasileiros que participavam do encontro, um casal e mais uma outra bolsista da Humboldt. O engradaco do grupo é que as duas estavam grávidas, uma de 6 e outra de 7 meses, já com umas barrigas bem proeminentes!
Entao assim foi, quando voltámos do almoco e passeio pelo Wannsee fomos dar uma volta e aproveitar o fresco (leia-se menos calor) de fim de tarde. Comecámos pelo Reichstag, parlamento alemao. O edifício, construído em 1894, ficou em ruínas após o incêndio de 1933, ficando assim durante a segunda guerra mundial e toda a guerra fria. Com a reunificacao alema, Berlin retomou o estatuto de capital da Alemanha, pelo que em 1999 o parlamento se voltou a reunír nesse edifício, após uma profunda remodelacao.
Continuando o mais típico dos percursos, fomos até ás portas de Brandenburg. As portas estiveram fechadas de 1961 a 1989, foram um dos maiores símbolos da divisao de Berlin.
Subímos a Unter den Linden e chegámos à universidade Humboldt e, na Bebelplatz, estava uma exposicao de ursos (símbolo de Berlin). Cada urso representava um país e tinha sido pintado por um artista do respectivo país.
O urso do Brasil foi pintado com pinturas indígenas e nabarriga está uma foto de uma equipa de futebol de índios, equipados com as cores do Flamengo.
O urso de Portugal estava interessante, com as guitarras e calcada portuguesas.
Nessa praca tambés estao empilhados livros com os grandes nomes da literatura alema, numa alusao à invensao da prensa gráfica por Gutenberg em 1450. É que a Bebelplatz, também ladeada pela Biblioteca universitária e a ópera, ficará sempre marcada por ter sido o local onde na noite de 13 de Maio de 1933 se queimaram milhares de livros considerados contrários ao regíme nacional socialista nazi. No centro da praca existe um monumento subterrâneo que mais nao é do que uma biblioteca completamente branca com as sua prateleiras vazias.
Interessante e sempre actual é a frase de Einstein: "Peace cannot be kept by force. It can only be achieved by understanding".
Saindo-se de aqui vemos a Dom de Berlin e torre de telecomunicacoes ao fundo.
E finalmente decidiram o que fazer com o antigo parlamento da antiga RDA (Volkskammer). Após anos e anos de discussao e de ideias contrárias, lá se decidiram pela pura e simples demolicao!
E lá fomos voltando para o hotel, passando ainda pela Potsdamer platz e o seu sony center. Esta é talvez o maior símbolo das mudancas de Berlin após a reunificacao. Esta praca era atravessada pelo muro de Berlin e tornou-se uma área abandonada. Com a reunificacao tornou-se uma regiao central muito atractiva para os construtores e agentes imobiliários.
A nossa ideia no início era ficar o fim de semana em Berlin, aproveitar para conhecer um pouco melhor Berlin, obviamente existe muito mais coisas para se ver. Eu ainda nao consegui visitar o Pergamon, provavelmente o melhor museu alemao... mas nao deu porque tive de ir até Leverkusen fazer mais uma entrevista de emprego.
2 Comments:
Adorei os ursos :) Fazem lembrar de alguma forma a Cow Parade que está por terras lusas.
Adoro os vossos relatos dos passeios que fazem, é como se eu fosse passeando por esses lugares também :p
Bjunfas
Keep up the good work »
Enviar um comentário
<< Home