sábado, julho 22, 2006

Prêmio Nobel!

Temos tido pouco tempo para escrever no Blog, pois o Marco anda com as aulas de alemao e trabalhando na busca de um emprego e eu andei muito para lá e para cá desde junho. Numa dessas andancas fui selecionada para participar de um encontro com cientistas premiados com o famoso "Prêmio Nobel" em Lindau sul da Alemanha.

Na abertura estavam presentes vários políticos, como por exemplo o Comissário Europeu para a Pesquisa, a Ministra da Pesquisa da Alemanha, o Presidente da Alemanha e logicamente como o congresso foi na Bavaria o Secretário da Pesquisa da Bavaria. Pois é, podemos comparar esse pessoal da Bavaria com os gaúchos no Brasil, sao muito orgulhosos e independentes aqui na Alemanha.

Foi uma semana cheia, pela manha 6 palestras e a tarde discussoes com os premiados. Os Estados Unidos trouxeram um grupo grande de jovens cientistas e a política de boa vizinhanca americana funcionou da seguinte forma, eles convidaram para diferentes eventos almocos e jantares grupos dos outros países... eu entrei no grupo do resto do mundo, recebi um convite todo bonito para na noite de abertura jantar com os americanos. Em cada mesa havia pelo menos um americano ou representante americano, para formar possíveis networks.

Bem, deixando os americanos de lado, como fui seleciona pela Helmholtz-Gemeinschat, eles formaram um grupo que acabou por se conhecer em Lindau. A maioria do grupo eram alemaes, muito simpáticos, e tive a oportunidade de falar bastante alemao. Eis uma foto de parte do pessoal, faltam duas pessoas aí.

Na noite de gala do encontro, jantamos com o Professor Sherwood F. Rowland, que recebeu o Prêmio Nobel em química em 1995 por ter descoberto o buraco na camada de ozônio. Ele fala muito baixo e com a mao sempre um pouco a frente da boca e com música de fundo, com meu inglês macarrônico era uma tarefa difícil compreender tudo o que ele nos falava. Mas, ao conversar com ele, ele disse que leu a minha carta de motivacao para participar do encontro. Pois, na tal carta escrevi que um dos principais motivos para participar do encontro era encontrar os premiados de 1995, pois foi o ano que comecei a estudar química. Se ele leu nao sei, mas também nao teria razao para dizer que havia lido. Esse jantar foi numa segunda-feira, entao na quarta-feira, depois do seminário do Professor Rowland, durante a pausa, fui ao encontro dele para conversar sobre a apresentacao e ao me ver ele disse, "Eu lembro de você no jantar, seu sorriso é muito lindo." Bem, nao foi um elogio científico, mas... foi um elogio de um senhor que nasceu em 1927 e que tem idéias muito claras. Depois desse elogio tirei uma foto com ele, fiquei um pouco envergonhada, como vcs podem ver.


Bem, também tivemos um jantar organizado pela Helmholtz com o Professor Richard R. Ernst, Prêmio Nobel em Química em 1991, ele desenvolveu o NMR para analisar compostos químicos. Como nesse jantar nao havia música de fundo, devo dizer que foi muito melhor, foi possível conversar e entender tudo o que ele dizia. Ele agora está aposentado, porém continua com sua sala em Zurich e como hobby identifica pigmentos de pinturas antigas. Ele tem também um projeto no Tibet, em que ele seleciona pessoal para dar aulas aos monges e conhece pessoalmente Dalai Lama. Fui muito legal, ele nos contou detalhes do momento em que lhe telefonaram para comunicar sobre o Prêmio, mostrou-nos fotos e foi super-simpático.

E a esposa dele também foi muito simpática e conversou com o pessoal o tempo todo, detalhe eles estavam sentados separados, e ao pedirem o jantar pediram o mesmo prato, se já nao haviam combinado antes ... demonstra pelo menos muita cumplicidade. E sempre podemos dizer que por traz de um grande homem há sempre uma grande mulher.

Tietagem durante o encontro, nao posso deixar de falar que os cientistas premiados pareciam superstars numa Premier, nas pausas haviam grupos que cercavam os premiados e comecavam a tirar fotos. Muitas vezes nem conversavam com o cientista, colocavam-se ao lado dele e pediam para alguém tirar a foto e depois entravam numa fila para pegar o autografo no livro do encontro. Tentei tirar uma foto de um desses momentos, mas como estava no mesmo plano, nao dá para ter idéia da loucura que era, mas mesmo assim coloco aqui umas fotos.

3 Comments:

At 05 agosto, 2006 11:41, Anonymous Anónimo said...

Jerusa,
Todo mundo sabe que o teu sorriso é lindo, mas está ainda mais bonito. Parabéns pelo teu trabalho (e resultados).
Ficamos muito felizes.
Um abraço
Deolinda e Tó

 
At 13 agosto, 2006 05:11, Anonymous Anónimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

 
At 18 agosto, 2006 08:28, Anonymous Anónimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

 

Enviar um comentário

<< Home