sábado, novembro 26, 2005

Fußball macht Spaß!!!

Este post é para provar que estou fazendo aulas de alemao e nao somente passeando na Alemanha!

Letzten Samstag waren wir beim Fußballspiel Werder-Bremen gegen Wolfsburg. Unsere Gruppe sollte sich um zwei Uhr an der Weserstadionhaltestelle treffen, leider mussten wir auf einen Kollegen fast eine Stunde warten, weil er sich verspät hatte. Danach sind wir zum Stadion gegangen. David, der Zivi, war unser Leiter, er ist immer sehr nett. Als wir ins Stadion kamen, konnten wir schon die Atmosphäre fühlen. Alle Fans haben gesungen: "Wenn ihr Bremen seid sthet auf" oder sowas Ähnliches. Als das Spiel angefangen hat, hat Bremen gleich ein Tor gemacht und plötzlich ist das Stadion wärmer geworden. Es war sehr schön und ich möchte auch noch sagen, dass es einen brasilianischen Spieler bei Bremen gibt, er heißt Naldo, er ist Verteidiger und hat ein Tor geschossen. Am Ende war das Ergebnis 6x1 für Bremen. Ich denke, dass unsere Gruppe Bremen Glück gebracht hat. Nach dem Spiel waren alle froh zu Hause außer den Wolfsburger Fans. Es war sehr toll und wir haben sehr viel geklatscht und gesungen. Es hat sehr viel Spaß gemacht, wir konnten sogar vergessen, dass die Temperatur nur 7 C war.

Gruppe





Agora em portugues: :-)

Adorei ir ao jogo de futebol, no Brasil só havia ido uma única vez, quando ainda era adolescente, fui ao Maracana assistir Fluminense e Botafogo... Mas, meu time do coracao é o Flamengo, sou apaixonada pelo Rubro-Negro mais querido do Brasil, pois afinal é o time de futebol com maior torcida no Brasil. Em Portugal, lógico, como gosto muito de futebol sou Benfica até de baixo da agua. Infelizmente no Brasil é difícil ir ao estádio assistir a um jogo de alto nível sendo uma mera torcedora, pois as torcidas organizadas tomaram conta do espetáculo, infelizmente no meu ponto de vista deterioram um pouco as coisas. Entao, só posso dizer que adorei ir ao estádio, ao entrar meu coracao batia forte, fui levada pela emocao, e isto sendo Werder Bremen a jogar, que na verdade nao tem apelo emocional nenhum para mim e por incrível apenas um jogador brasileiro, um zagueiro chamado Naldo, que inclusive marcou um dos gols da partida. Mas, foi muito legal, o jogo foi Bremen x Wolfsburg e a organizacao do Grupo foi no Instituto Goethe, quem nos levou foi o Zivi, David Müller. Ficamos por traz do gol, em pé, com a torcida do Bremen... vejam lá com a torcida... se isso fosse possivel no País do Futebol. A torcida, como fica de pé, tinha um música que dizia o seguinte: Quem for para o Bremen levante-se. E a galera que estava sentada ... se levantava. Também achei interessante que aqui tem um narrador que torce para o time da casa, acho que no Brasil isso nao é permitido, mas também nao posso assegurar, pois já nao assisto um jogo a 15 anos, como já havia comentado acima. Como o Bremen fez logo vários gols a conversa entre o narrador e a torcida era mais ou menos assim:

Narrador: Bremen

Torcida: 3

Narrador: Wolfsburg

Torcida: null (0)

Narrador: Danke

Torcida: Bitte

Era engracado, bem e isso acabou se repetindo várias vezes, pois o placar final foi 6 a 1 para o Bremen. Bem a torcida feliz com tantos gols se divertia fazendo a ola, aplaudindo, cantando e vibrando muito. Que acabou contagiando o grupo de estrangeiros e os 7 graus dentro do estádio nao foram tao notados... porém eu estava bem prevenida, como podem notar nas fotos, na verdade estava com meia-calca de la, meia de la ate o joelho, outra meia curta e sola de la... bem isso nas pernas ;-) e mais ... camiseta de algodao, duas blusas de la, a camiseta da selacao brasileira e a jaqueta... bem e meu chapeu vermelho... que proteje as orelhas :-) Muita roupa... mas nao passei frio e me diverti muitíssimo, pena que o Marco nao estava aqui. Mas vamos nos candidatar a dois bilhetes para o Mundial, num jogo do Brasil e outro de Portugal, sabendos que estaremos pela sorte, mas quem sabe seremos sorteados, aí... acredito que entrarei chorando no estádio...

3 Comments:

At 27 novembro, 2005 11:01, Anonymous Anónimo said...

ai, as saudades que tenho de ir a um jogo de futebol ao vivo!!!! Eu nem gosto de futebol, mas ao vivo num estádio grande com as claques emocionadas e todos os sons envolventes é uma loucura. Costumava ir uma vez por época com o meu pai, o meu tio e o meu primo a um jogo entre dois dos clubes maiores, mas infelizmente perdemos o hábito.
Je, quando tiveres o teu Marquinho de volta (está mesmo quase!) e nos forem visitar a Portugal temos de ir a um jogo quente viver toda a emocao do futebol ao vivo. E no fim temos de comer uma bifana no pao ou um coirato com um cervejola (eu bebo água, nao gosto de cerveja). É a melhor maneira de terminar um programa de futebol, comer nas roulottes junto dos adeptos ainda cheios de alegria ou tristeza (consoante o resultado do jogo e o clube) e a fazer comentários.
É só nestas ocasioes que eu percebo a febre do futebol...
Beijinhos

 
At 29 novembro, 2005 21:13, Anonymous Anónimo said...

Jerusa, descola do Marco por uns minutinhos para ele poder, ao menos, vir aqui "blogar" um bocado e dizer-nos se chegou bem.
Já sei que as saudades são muitas, mas queria saber se o rapaz chegou inteiro ao lado de cá.
Aproveitem e desforrem-se do tempo que estiveram separados. Agora, sim, podes aquecer!!!!!
;-) beijos

 
At 30 novembro, 2005 15:44, Blogger Jerusa said...

* o convite para assistir a um jogo já está aceito. Adorei a experiencia e vou gostar ainda mais de assitir um jogo em Portugal.

*Ele chegou bem, mas o coitado ainda nao teve tempo... pois as aulas de alemao já comecaram. Bem, eu faco as aulas pela manha e ele a tarde... ainda esta se adaptando e aqui na Universidade sao poucos os computadores disponiveis. Mas, tenho certeza que assim que ele puder dará o ar da graca.

 

Enviar um comentário

<< Home