segunda-feira, janeiro 22, 2007

Vento, muito vento.

Na quinta feira passada uma tempestade decidiu atravessar a europa central, fez uma diagonal entre o Reino Unido e a Roménia. A chuva nao foi a preocupacao mas sim o vento, nas montanhas chegou a 200Km/h.

Durante o dia foram dados avisos para as escolas mandarem os alunos mais cedo para casa e para as pessoas tentarem ficar em casa a partir das 12h (horário de chegada da tempestade à Alemanha). A verdade é que pela janela a coisa nao parecia assim tao má e só resolvi ir para casa por volta das 18h. Vento forte há lá no alto do monte onde moram os meus pais, isto nao é nada de especial, pensava eu... Quando fui até à sala de um colega meu, que também ia apanhar o comboio, reparei que havia muito pouca gente por lá... mas eu ainda pensava que era só porque os alemaes sao muito respeitadores e tinham seguido o aviso de ir para casa mais cedo. Outra coisa que reparei foi no barómetro que está na parede da sala do meu colega, a pressao estava realmente um bom bocado abaixo do normal.

Quando chegámos à rua é que comecámos a ter a verdadeira nocao da forca com que o vento soprava. Dentro do parque químico da Bayer só se viam os servicos de emergência a tomar conta da situacao, é que se viam galhos de árvores e outros objectos nao identificados a voar. Nada de muito perigoso mas ver coisas a voar nao dava muita seguranca... entre o medo de levar com uma coisa na cabeca e o vento de feicao, a verdade é que saímos de lá bastante depressa! Tivémos muita sorte em apanhar um comboio, passado muito pouco tempo foi suspensa a circulacao em todo o pais.

Nunca tinha andado na rua com tanto vento, as rajadas mais fortes nao ultrapassaram os 150Km/h mas já foi o suficiente para causar muitos estragos e atrapalhar a vida a muita gente. Com a suspensao dos comboios muitos foram obrigados a dormir em abrigos ou dentro de comboios porque os hoteis rapidamente esgotaram, a estacao central de Colónia estava um caos absoluto.

Mas há sempre alguém que aproveita a situacao, a polícia teve que tirar um campeao qualquer de windsurf de dentro de um lago. Como aqui tudo gira em torno do carnaval, ele estava mascarado de pantera cor de rosa.

1 Comments:

At 24 janeiro, 2007 17:34, Blogger ∫nês said...

Oh Marquito essa foi mesmo 'a Tuga!

Adorei a da Pantera-cor-de-Rosa. Hilariante mesmo. Já estou a imaginar a polícia aos berros, nas margens do lago: oh cor-de-rozinha, bichano, vem cá! :)

 

Enviar um comentário

<< Home