segunda-feira, setembro 22, 2008

Führerschein!!!

Como vcs sabem, no ano passado comecei a fazer a carta de conducao aqui na Alemanha, na altura decidi fazer tudo em alemao, pois na minha cabecinha (as vezes oca) pensei que poderia melhorar meu alemao. De uma certa forma ajudou a melhorar o aelmao, mas por outro tornei tudo mais difícil, pois imaginem os palavroes que tive que aprender, sem contar que nunca havia dado muita atencao para pecas e funcionamento de um carro. Mas, tudo se aprende, nao é?

Entao, quando comecei a trabalhar na minha empresa em setembro do ano passado, optei por dar um tempo na auto-escola para me concentrar aos novos desafios do emprego. Resultado em fevereiro deste ano procurei uma auto-escola aqui em Siegburg para voltar as aulas teóricas e em abril antes das férias passei na prova teórica, ufa!

O próximo passo fazer as aulas práticas, aí surgiu um probleminha chamado tempo, pois tive que fazer as aulas nas sextas e sábados, já nas últimas semanas lá fui eu a fazer um esforco extra para ter aulas também nas quartas. Andava sempre cansada e pensei várias vezes que deveria ter feito esta bendita carta quando tinha 18 anos, ou mesmo no período da UFSC. Bom, mas tudo a seu tempo, finalmente hoje dia 22 de setembro de 2008 (aniversário da minha mae), depois de meses em que o gerenciamento do meu tempo passou por apuros, tenho até duas cartas conducao, a alema e a internacional.




Meu dia comecou cedo, cheguei a auto-escola as 7:20 e fui conduzindo até o local da prova, que comecaria as 8:15 e assim foi (pontualidade alema). O carro da auto-escola é bastante bom, o Marco diz que estou mimada, um BMW série 1, como este aí da foto.


Entramos todos no carro, o instrutor fica na frente e o avaliador atrás do instrutor. Andei nem 50 metros diz o avaliador, por favor estacionar na vaga atrás do carro azul... eu vejo a vaga e observo que uma moto delimita a vaga, o BMW em questao pode ser muito bom, mas a visao que se tem no vidro trazeiro é nenhuma, fiz lá meus cálculos e com os joelhos tremendo um pouquinho (bem menos do que eu imaginava) coloquei o carro de primeira, detalhe sem ver a moto, mas acredito que a distância estava boa, pois o carro nem comecou a bipar. Lá vou eu novamente, pois isso foi apenas o início, nao estávamos nem 5 minutos dentro do carro.

Próximo cruzamento, carro da direita vinha cortando a curva, ufa, mais uma... páro e sigo adiante chegando a uma rua sem continuacao para o fluxo normal de carros, somente para moradores,... como já havíamos ido lá várias vezes nas aulas, fiz tudo direitinho sinal para a direita, meia volta sinal e continuar a prova.


O ponto quase crucial da prova, foi fazer o que nas aulas sempre fiz melhor, entrar na auto-estrada, a instrucao aqui na Alemanha é que na faixa de entrada deve-se acelerar 90 km/h, e quem vem vindo na estrada deve dar a vez para quem está a entrar. Mas, nao foi isso que aconteceu, lá estava eu a 90 km/h e o carro vermelho ao meu lado com os mesmos 90, qd já estava quase a terminar a minha faixa de entrada, brilhou uma luzinha (deve ter sido meu anjinho da guarda) eu diminui a velocidade e entrei atrás do carro vermelho. Neste momento, poderia ter terminado a minha prova, mas gracas a Deus nao terminou, a prova terminou onde comecou e sem grandes sustos. No final, ao desligar o carro ele pediu a minha assinatura nuns papéis e mesmo dentro do carro entregou-me a tao desejada carta de conducao.


Hehehe, agora vcs podem imaginar o que vai acontecer aqui em casa, para quem conhece o Marco sabe que ele gosta de dirigir e é super cuidadoso com o nosso carro, e eu vou ter que treinar no nosso carro, pois de nada adianta ter a carta e nao dirigir. Aliás, nao ter como treinar e morar em cidades com sistema público de transporte bom, foram sempre os motivos de eu nao ter feito a carta antes, agora estou a solta e independente!

2 Comments:

At 28 setembro, 2008 03:05, Blogger Viviane said...

Oi Jerusa, parabéns pela carta que conseguiu tirar, eu tbem fiquei bem contente qudo tirei a minha. O Marcos tbem tinha e tem bastante ciúmes do nosso carro o Honda, no inicio eu tbem não tinha prática em dirigir, pois na auto escola não se aprende muito, mas vc só terá pratica dirigindo mesmo.Ano passado eu financei um Celta de 4 portas para mim pois acho mais pequeno e mais fácil de dirigir do que o Honda, então agora tá uma beleza, já peguei bem a prática e ando bem. O outro carro a gente quer vender para dar na entrada do nosso terreno.
Beijos e até mais, Vivi

 
At 28 setembro, 2008 13:46, Blogger Jerusa said...

Oi Vivi,

boas notícias que enviaste! Aqui na auto-escola temos que fazer muitas aulas práticas e só entao eles liberam o aluno para a prova. Na quarta-feira encontrei com o Marco depois do trabalho e trouxe o carro até em casa, ele ficou super contente em ver que eu dirigi melhor do que ele imaginava, segundo ele estou dirigindo melhor do que ele qd ele passou na prova. Ufa, assim ele fica mais tranquilo (nao só pelo carro, mas por seguranca própria).
Bjinhos
Je

 

Enviar um comentário

<< Home