domingo, junho 01, 2008

Delft - Holanda

Tivemos duas razoes para visitar Delft almocar com nossos amigos Sonia e Hagen e mostrar para a Alzete a bela cidade. Delft é uma cidade universitária, muito organizada, muitos bares e cafés.
Uma cidade próspera provavelmente fundada em 1074. Delft significa buraco, a cidade está abaixo do nível do mar (~-6,5 m). O pico de prosperidade da cidade foi entre os séculos 13 e 14, baseados no comércio de roupas e cerveja. No final do século 14 as autoridades decidiram construir um canal ligando a cidade ao Rio Maas, para facilitar a comercialização dos produtos produzidos em Delft. No incêndio de 1536 Delft foi fortemente destruída, restando poucos edifícios históricos anteriores ao incêndio.


Prefeitura: Construída em 1618, após restauração (1960) recuperou o estilo do século 17. Em frente a prefeitura encontra-se uma estátua em homenagem a um filho ilustre da cidade, Hugo Grotius.

Famosos filhos de Delft sao Hugo Grotius (10 de Abril de1583) e Johannes Vermeer (Jan Vermeer batizado em 31 de outubro de 1632). Grotius faleceu em 1645 sem ter a nocao da importância para a humanidade da sua publicação em relação Leis Internacionais - On the Law of War and Peace (1625), hoje é considerado o pai das Leis Internacionais.

“A man cannot govern a nation if he cannot govern a city; he cannot govern a city if he cannot govern a family; he cannot govern a family unless he can govern himself; and he cannot govern himself unless his passions are subject to reason.” Grotius

O outro grande filho de Delft ficou esquecido até 1866, quando um crítico de arte atribuiu a Vermeer 66 pinturas sendo hoje comprovadas 35 delas, porém sua reputacao artística cresceu. Hoje Vermeer faz parte dos grandes pintores da Era de Ouro Holandesa, suas obras se destacam pelo uso de luz. Uma das suas obras famosas é a Menina com brinco de pérola, conhecida como a Monalisa do Norte. Ela pode ser vista no Maurício Museu (Mauritshuis) em Haia (The Hague).

Etiquetas: , , ,