terça-feira, maio 02, 2006

Wismar, Kühlungsborn e Rostock

Continuando o passeio pelo norte da Alemanha... No domingo de Páscoa visitamos algumas cidades do estado de Mecklenburg-Vorpommern, a cidade de Schwerin já colocamos em um post anterior, entao, hoje vamos falar um pouco das outras três cidades que conhecemos.

Decidimos vistar Wismar, pq olhamos no mapa e vimos que é uma cidade que fica entre Schwerin e Rostock e como o destino determinado inicialmente era Rostock, olhamos no Guia Michelin e vimos que estava indicada por uma estrela, entao lá fomos nós. Wismar fez parte da coroa suéca durante os séculos 17 e 18, o centro histórico foi tombado como patrimônio mundial pela UNESCO em 2002. Como Wismar fica na entrada do canal que liga ao mar báltico, a cidade também fez parte Liga Hanseática, ou seja aos poucos vamos descobrindo que nao somente Bremen, Hamburg e Lübeck faziam parte da tal Liga. No Guia Michelin colocam 1 estrela no máximo de 3 para o Marktplatz, devo dizer que até é bonito, mas é utilizado como estacionamento, portanto de minha parte retiraria a estrela dada pelo Guia.

Marienkirchturm and Grube, nesta foto ve-se a igreja e o canal que foi construído em 1255.
As fotos abaixo mostram um pouquinho do porto de Wismar, achamos bacana que utilizam os barcos para vender pescado defumado e sanduíches de peixe.

Külungsborn, também foi uma opcao de destino pq olhamos o mapa e esta cidade ficava a caminho de Rostock e principalmente é uma praia e queríamos ver o mar. O engracado é que neste domingo de páscoa nas cidades que havíamos passado anteriormente estavam praticamente vazias e no caminho para a tal praia quase nao cruzamos com outros carros e para nossa surpresa a praia num belo dia de chuva e vento estava lotada. Minha cunhada Ligia, escreveu contando que passariam a Páscoa na praia (no Brasil), bem para nao ficarmos com água na boca tbém demos um pulinho na praia... mas é bem diferente e nem dá para entrar na água ... é muito frio!!!

A propósito para ficar na areia deve-se pagar uma taxa, existem uns aparelhos como aqueles de pagar estacionamento espalhados pela praia. E o gurada-sol é substituído por um cesto, o cesto pode ser alugado e ao abri-lo tem uma parte que dá para esticar e pode-se deitar sem ficar com os pés na areia, e serve como protecao contra o vento.

E aqui vai uma foto do grupo almocando

E finalmente Rostock, outra cidade que fazia parte da Liaga Hanseática! Atualmente Rostock tem uma populacao de 200000 habitantes e o centro histórico está sendo reconstruído, a cidade está bonita, gostei. Temos que parabenizar nosso amigo Hagen que é natural desta cidade.

No fundo a reitoria da Universidade de Rostock fundada em 1419, primeira Universidade do Báltico, passou a ser chamada de "Light of the North"

Regiao do Porto de Rostock

5 Comments:

At 03 maio, 2006 12:15, Anonymous Anónimo said...

Ai k inveja... tenho mesmo k dar um pulinho até ai, não só para vos visitar, mas também para conhecer, nem k seja um bicadito, as coisas lindas k vocês vão visitando!
Jinhosss

 
At 03 maio, 2006 15:23, Blogger Lenise Souza said...

Jerusa e Marco

Primeiro lugar, obrigada pelos parabèns, adorei!

Segundo, que luagres lindos...nossa! Fiquei maravilhada e volto a dizer, as fotos de vcs me deixam cada vez com mais vontade de conhecer a Alemanha. Parabèns o lugares sao lindos e as fotos muito boas, fotografos profissionais.
Um beijao para vcs,
Lenise.

 
At 03 maio, 2006 15:28, Blogger Lenise Souza said...

Ah e por falar em Alemanha, como està o clima da copa por aì?
Por favor, nos deixe por dentro.
Tu jà viu, nè Jerusa, que eu fiz um blog, para por coisas sobre a copa, entao, como vcs estao ai bem pertinho. façam uns comentarios e me deem umas dicas....vou adorar.
Ah se quiser fazer postagem tb, me fala que eu dou a senha...Voces podem ser meus colaboradores...hehehe
Beijao, Lenise.
Beijao

 
At 03 maio, 2006 15:33, Blogger Lenise Souza said...

Denovo eu...rs

Eu estou postando no blog da copa, um pouco de cada copa que passou, desde a primeira em 1930. Quando tiverem um tempinho deem uma olhada...estou tentando ser neutra quanto ao Brasil, mas è meio dificil, esta bem Marcos!hehehe.... Se tiverem algo a acrescentar, agradeço, beijao denovo...Le!!

 
At 04 maio, 2006 13:41, Blogger Jerusa said...

Vivi: Que bom receber a tua visita. Pois, é estou tentando deixar o cabelo crescer, mas é tao difícil!

Ana: estamos esperando a tua visita!

Le: Aqui cada dia se fala mais da Copa, mas ainda acho que no Brasil devem estar falando muito mais. Já visitamos o teu blog da Copa e se quiseres podemos ser teus correspondentes em Hamburgo.

Bjinhos a todos Jerusa

 

Enviar um comentário

<< Home