terça-feira, agosto 30, 2005

Terra da bola


Já ando por estes lados do mundo há mais de dois anos a ainda não tinha ido ver um jogo de futebol, uma falha gravíssima quando falamos do Brasil onde qualquer referência cronológica é sempre associada a um ano de campeonato do mundo. Essa lacuna na minha vida por aqui foi colmatada, no domingo fui à bola. Estando eu na terra natal da minha digníssima cara metade, fui convidado pelos meus cunhados a ir ver a grande final do campeonato municipal de Benedito Novo! Frente a frente estiveram Alto Benedito e a Portuguesa de Benedito Novo, esses monstros do futebol beneditense. Foi o acontecimento do fim de semana, uma boa parte dos 7 mil habitantes da cidade estavam presentes a prestigiar esse embate histórico. A temperatura estava elevadíssima, não só devido à importância do jogo mas também porque estava um calor desgraçado (mais de 30ºC e muita humidade) e o pessoal estava ali a apanhar como sol na cabeça. Para combater essa alta temperatura o povo lá ia processando litros e litros de cerveja gelada, processando porque ela entrava gelada pela goela e saía quente por outro lado, ainda amarela mas com um cheiro diferente! Pelo menos nós não estávamos à chapa do sol porque estavamos inseridos num grupo mais selecto e tinhamos um toldo para fazer sombra, o pior é que ficava mais abafado lá de baixo... O interessante é que além de haver muita gente nervosa com o desenrolar da partida, também havia muita gente mais interessada na cerveja, conversa e música que saía dos carros. Havia muita menina que parecia vestida para um bela noitada, enfim o acontecimento social a isso obrigava. Esse jogo de futebol épico foi muito equilibrado, perto do final da primeira parte a brava equipa lusa abriu o marcador mas na última jogada dessa primeira parte alto benedito empatou, tudo igual ao intervalo. Na segunda parte a grande portuguesa voltou a marcar e o marcador não sofreu mais nenhuma alteração até ao final, sagrando-se a lusa beneditense como campeã municipal de 2005, foi a grande festa verde e vermelha! Como bom jogo de futebol regional a festa não podia terminar sem luta entre mulheres, provocada pelas invejosas de alto benedito e pensavam que seriam favas contadas!! Luta essa que aconteceu ali mesmo à minha frente e por isso posso afirmar, sem qualquer sombra de dúvidas e com a isenção típica de quem era absolutamente parcial, que a "briga" foi provocada por um pequeno grupo de má perdedoras de alto benedito. Como eu me arrependi de não ter levado a máquina fotobráfica para registar esses momentos para a posteridade. Para terminar apenas uma máxima VIVA A PORTUGUESA DE BENEDITO NOVO!