terça-feira, julho 12, 2005

Formatura

No sábado fomos à formatura da Sónia. Aqui o pessoal leva muito a sério a festa de formatura e todo o ritual relacionado, onde as influencias norte americanas estão bem presentes. Na universidade existe uma cerimónia onde o próprio reitor está presente e os formandos estão vestidos com uma toga com as cores da universidade. Após os discursos da praxe do reitor e demais individualidades académicas (chefe de departamento, etc.) os alunos são chamados um a um e o reitor entrega o diploma, como nos filmes dos "amaricanos". Depois disso vem o jantar com a família e, para fechar, o baile de formatura com música ao vivo, brinde com champnhe, etc. Existem um monte de empresas que vivem da organização, fotos e filmagem de festas de formaturas, é impressionante a estrutura existente, o que sai muito caro! Por isso o pessoal durante o curso vai juntando dinheiro, mais ou menos da mesma forma que em Portugal se junta dinheiro para as viagens de finalistas. Para o pessoal daqui a coisa é perfeitamente consensual mas há uma coisa que para mim não "encaixa", uma vez que venho de fora desse espírito, é que ninguém se pode recusar a entrar nessa formalidade, apenas pode abdicar da festa e jantar. Ninguém faz o mesmo que nós que simplesmente terminamos o curso e vamos à secretaria escolar pedir o diploma, que não é nada barato, aqui pelo menos não há propinas, taxas de secretaria e nem pagam pelos diplomas. Aliás, no técnico a coisa é muito engraçada, termina-se o curso e vai-se à secretaria:

- Queria pedir o certificado de habilitações por favor (uma vez que o diploma é meramente decorativo...).
- Muito bem, mas tem de pedir também o diploma, não pode apenas pedir o certificado.
- Tudo bem (o que eu quero mesmo é o certificado e largar isto!), quanto é o diploma?
- São 100 euros.
- E não posso pedir apenas o certificado?!
- Não!
- Quanto tempo leva para estar tudo pronto?
- O certificado é rápido, apenas alguns dias.
- E o diploma?
- Isso já é outra coisa, demora uns dois anos pelo menos...

Ou seja, paga e cala-te... e o que foi que eu fiz? Paguei e calei-me... pelo menos eu terminei o curso antes do aumento das propinas (tenho de ter algum pensamento para minimizar a frustração!)...

1 Comments:

At 26 julho, 2005 14:39, Anonymous Anónimo said...

Minha formatura...hihihihih...fiz a festa que merecia...acabamos festando até as 9:00 da manhã...
Obrigadão pela presença meus cunhados do coração.
Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home