terça-feira, julho 08, 2008

Lisboa - 1

Portugal tornou-se meu segundo lar, quando para lá vamos sinto-me muito feliz e amada. Desta vez levamos a Alzete conosco e ficamos muito felizes em poder mostrar um pouquinho da terra do Marco. Chegamos numa terça-feira a noite e no sábado nossa amiga embarcaria para o Brasil, alguns dias para os recantos e encantos de Lisboa. E como sempre digo para o Marco, quando encontramos amigos do Brasil em Lisboa eu acabo conhecendo um pouquinho mais da bela cidade. Na verdade já tive o privilégio de passear por Portugal com pessoas que muito amo. A Bila e a Cláudia foram as primeiras ainda em 2002, depois em 2004 a Pati e o Fábio e agora em 2008 a Alzete. Ao planejar as duas semanas de férias lemos muitos guias de viagem e blogs e ao ler um blog encontrei informações sobre as ruínas do Convento do Carmo e realmente é um lugar único. O convento assim como toda Lisboa sofreu as conseqüências do grande terremoto de 1755, do convento restaram as paredes e o mais incrível foi a resistência do aqueduto de Lisboa. O terremoto de 1755 atingiu Lisboa destruíndo praticamente toda a cidade, acredita-se que alcancou os 9 graus da escala Richter, seguido por um tsunami de aproximadamente 20 metros de altura, as áreas nao atingidas pelo tsunami sofreram com incêndios. Assim, podemos ter uma idéia do que sobrou da cidade, quase nada, desta forma o Convento e o Aqueduto imprtessionam muitíssimo.

O aqueduto foi construído durante o reinado de D. Joao V e chegou a atingir 52 kilômetros de distribuicao. O período de funcionamento foi de 1748 até 1968 e defenitivamente desativado em 1974.

2 Comments:

At 13 julho, 2008 23:48, Anonymous Anónimo said...

OI Jerus e Marco, estavamos lendo o Blog de vcs, ainda não fui até lá em baixo.... a simou tá lendo comigo e manda beijo.
beijos
Pati

 
At 23 julho, 2008 14:09, Anonymous Anónimo said...

Beijos para vcs.

Jerusa

 

Enviar um comentário

<< Home